>
bnr am aniv resende 970x150

Experiências educacionais do Pré Vestibular Cidadão são avaliadas pelos professores do MEP-VR

As celebrações do dia 15 e a proximidade do Enem provocaram o processo de consulta aos voluntários do PVC- edição 2024

Por Tânia Cruz
48 cidades experiências educacionais do pré vestibular cidadão são avaliadas pelos professores do mep vr divulgaÇÃo

VOLTA REDONDA
Em comemoração ao Dia dos Professores, celebrado neste dia 15 de outubro, a direção de ensino da ‘Escola MEP’, em Volta Redonda, entre os últimos 9 e 12, realizou consulta com os professores e colaboradores integrados ao Pré Vestibular Cidadão (PVC) ano 2024. As celebrações do dia 15, a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o encerramento das aulas do PVC, provocaram o processo de consulta aos voluntários do PVC- edição 2024.
A diretora de ensino do Movimento, Joan Myrrah, após analisar o resultado da consulta, destacou que faz reconhecer e agradecer o brilhante trabalho dos colegas e ainda projeta para pensar o planejamento para 2025. Participaram da avaliação livre, 34 educadores, ou seja 85% dos 40 participantes do ano letivo 2024, que atuaram integral ou parcialmente em sala de aula. Nas respostas as evidências do processo de ensino e aprendizagem com foco nos estudantes, com destaque nominal de alguns educadores. “Nos registros, a clara sintonia com política do Movimento”, declarou a diretora.
Os professores, na primeira questão, avaliaram o PVC como um todo, sendo que 97,1% consideram muito bom e bom. Já no item relacionado à autoavaliação, a percepção para ‘muito bom e bom’ registrou 76,4%. No elenco de considerações descritas pelos voluntários, cinco eixos evidenciaram o processo socioeducacional. No primeiro, liberdade e cuidado, escuta, diálogo, zelo pelo espaço escolar, perseverança nos estudos e amizades entre os alunos.
MAIS EIXOS
No segundo eixos, foram apontados a dedicação dos professores e destaque nominal para alguns. E no final, foram apontadas a organização associada a acolhida e dedicação do voluntariado, como atividades de visita às universidades e a outras instituições, aulas de campo, aulões, laboratório de ensino em sala, aulas públicas, palestras diversas fora e dentro da escola , e Saúde mental: trabalho terapêutico e pedagógico com os alunos.
No olhar sociológico, a doutora em socióloga, Ana Paula Vasconcellos, voluntária no MEP e professora adjunta do UFMG, teceu bons olhares para o resultado da avaliação, e considerou o processo educacional inclusivo. Disse que, grande destaque do MEP são os alunos. “Parece senso comum falar isso, mas muitas vezes nas pesquisa sobre educação e escola quem importa realmente,os alunos não aparecem, emerge a gestão, infraestrutura, um monte de coisas”, disse a doutoram, lembrando que sua hipótese é que o trabalho que vem sendo feito, atrai voluntários em pensar uma educação inclusiva, libertadora e reflexiva, e isso faz com que os voluntários não esqueçam o motivo principal de estar ali. “O engajamento dos alunos também motiva”, ressaltou a socióloga.
O vice -coordenador do MEP, Érique Barcellos, professor de filosofia e sociologia do PVC, reagiu e cumprimentou os educadores. “Potente o levantamento, sem dúvida fruto do trabalho que auxilia e acolhe os alunos mais vulneráveis desejosos de chegarem às universidades. Na data dedicada aos professores, lembro o significado de resistência, perseverança e sonho dos professores. Obrigado pelo excelente trabalho de entrega, e de mão dadas com o MEP “, concluiu.

 

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos