RESENDE
A 55ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor), que marca os 223 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado no dia 29 de setembro, sedia o Torneio Leiteiro. Considerado um dos mais importantes e tradicionais eventos ligados ao Setor Agropecuário na região Sul Fluminense, o torneiro, começou na quinta-feira, dia 10 e segue até domingo, dia 13. A Exapicor é realizada na área de exposições, no bairro Morada da Colina. A entrada é gratuita.
A proposta do Torneiro Leiteiro é fomentar a produção leiteira no município, reunindo vacas e novilhas sem restrição de raças, em duas Ordenhas diárias, além de Esgota e Pré-esgota, todas no horário das 8 horas ou às 20 horas. A previsão é que 24 animais participem da competição este ano, respeitando o número considerado ideal para que as vacas e novilhas possam ficar adequadamente instaladas no local.
A competição é dividida em três categorias: até 35 quilos; de 35 a 45 quilos; acima de 45 quilos. Os animais serão submetidos a duas ordenhas diárias. A Pré esgota aconteceu na noite de quinta-feira. A Esgota foi realizada na manhã desta sexta-feira e a ordenha acontece nesta noite. Já a segunda ordenha acontece às 8 horas de sábado, dia 12, enquanto que a terceira ordenha, às 20 horas. A quarta ordenha às 8 horas de domingo, dia 13. O torneio terminará, às 11 horas com a entrega dos troféus e prêmios em dinheiro.
PRIMEIRA COPA DE MARCHA
A Exapicor também vai sediar neste ano, a 1ª Copa de Marcha do Sul Fluminense. A competição acontece neste sábado, dia 12, a partir das 9 horas, na Pista de Equitação, dentro da área do Parque de Exposições.
Os animais estarão competindo nas categorias Égua Marcha Picada, Cavalo Marcha Picada, Égua Marcha Batida, Cavalo Marcha Batida, Cavalo Castrado e Social. A prova é realizada nas modalidades Júnior, Jovem, Cavalo/Égua, Adulto e Sênior. Ao final do evento serão entregues prêmios para as categorias.
FAZENDINHA
Uma das atrações que faz sucesso na Exapicor é a Exposição de Pequenos animais que reúne diferentes espécies. Dentre eles, pôneis, lhamas, bezerros, cabras e coelhos.
A exposição é um bom momento para a família ou o responsável levar a criançada para conhecer os animais. O galpão onde ficam os animais é aberto para visitação de toda a família nos dias de semana das 18 horas à meia- -noite e aos finais de semana das 14 horas à meia-noite.