BARRA MANSA
O envelhecimento populacional foi o foco de palestras realizadas na Nova UBM, na noite de terça-feira, dia 8, destacando a crescente necessidade de garantir direitos, saúde e assistência social adequados aos idosos. Com os avanços da medicina e o aumento da expectativa de vida, a atenção a essa parcela da população não se trata apenas de uma questão humanitária, mas também de justiça social e responsabilidade coletiva.
Durante o encontro, ressaltou-se a importância de promover a inclusão e valorização dos idosos em todas as esferas da sociedade. “O envelhecimento é um processo natural e inevitável, pelo qual todos passamos, e é nosso dever assegurar que os idosos sejam tratados com dignidade e respeito”, destacou um dos palestrantes. O Estatuto do Idoso também foi amplamente discutido, reforçando os direitos garantidos por essa legislação especial.
A mesa de debates contou com a participação da Juíza Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Barra Mansa, Anna Carolinne Licasalio da Costa; do coordenador do curso de Direito, Thiago Modesto; do coronel Henrique, secretário de Ordem Pública de Volta Redonda; da Dra. Adriele Gama, representando a Patrulha de Proteção à Pessoa Idosa de Volta Redonda; e da Dra. Laís da Gama Dias Silva.