ANGRA DOS REIS
Neste mês, uma série de eventos relacionados à prevenção e ao combate ao câncer de mama serão realizados em Angra dos Reis, por conta do Outubro Rosa, movimento internacional criado no início da década de 1990, relacionado à conscientização para o controle da doença,
Na terça-feira, 8 de outubro, às 14 h, acontece roda de conversa na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Angra dos Reis (APADEV), com o Tema “autocuidado da mulher com deficiência”. O evento é aberto ao público, e a associação fica localizada na Rua Cônegos Bittencourt, 72, no Centro.
No sábado que vem, 19 de outubro, acontece em todo o município o “Dia D para o combate ao Câncer de Mama”. O evento acontece em todas as ESFs da cidade, que estarão abertas para acolhimento ao público e realização de coleta de citopatológico do colo uterino, solicitação de mamografia e aplicação de vacinas, das 8h às 17h.
No dia 22 de outubro, o CEM Jacuecanga e o CEM Parque Mambucaba realizarão variadas ações internas voltadas ao Outubro Rosa, das 8h às 17h. Mais à frente, no dia 30 do mesmo mês, é a vez do CEM Centro também oferecer ações de prevenção e conscientização sobre o tema, no mesmo horário.
Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.