RESENDE
Nos últimos quase 8 anos a saúde pública de Resende tornou-se uma referência para cidades do estado do Rio de Janeiro, devido às medidas e investimentos realizados pela gestão de Diogo Balieiro. Uma das unidades de saúde contempladas foi a Santa Casa de Resende, que passou por uma verdadeira transformação.
Em 2017, quando a gestão do Diogo assumiu, a Santa Casa estava em condições precárias de atendimento e estruturais. Neste período, mais de R$ 2 milhões de dívidas foram pagas, entre energia e trabalhista. Além de ser feita uma revitalização geral com recuperação da fachada, da capela e demais serviços.
A Santa Casa vem realizando ações para melhorar os atendimentos prestados à população, como a realização de mutirões de exames e procedimentos, inclusive aos finais de semana, para diminuir as filas de espera. Em 2024, já foram feitos até o momento, 478.729 procedimentos ambulatoriais, 4.755 cirurgias ambulatoriais, 1.013 cirurgias gerais, 1.576 cirurgias de catarata, e quase 13 cirurgias de endometriose.
“Fico muito feliz de ver como a Santa Casa passou por uma transformação não só estrutural, mas também passou a oferecer atendimento de qualidade para nossos munícipes, agilidade e conforto. Esperamos que estes serviços continuem para que Resende possa seguir no caminho certo”, destacou Tande Vieira.
SAÚDE ANIMAL COMO REFERÊNCIA NO ESTADO
A saúde animal de Resende é referência no Estado e vem ganhando destaque graças às medidas e investimentos realizados na gestão de Diogo Balieiro, junto ao empenho de Tande Vieira, como secretário de saúde na época, e também como deputado estadual.
A construção do Hospital Veterinário foi uma promessa de campanha de Diogo Balieiro. E em 2020, junto com Tande Vieira foi concretizada a construção do Hospital Veterinário. Desde sua inauguração, já foram realizados mais de 117 mil atendimentos. A unidade hospitalar funciona 24h para atender cães e gatos de Resende. O espaço conta com consultórios, sala de anestesia, sala de isolamento, ambulatório, internação, centro cirúrgico, sala de raio-x, laboratório, entre outras áreas.
O Hospital Veterinário desde então vem recebendo importantes investimentos e equipamentos para melhorar a qualidade nos atendimentos, como: novo analisador químico, ampliação de um consultório, novo veículo, nova mobília, novos aparelhos de pressão, novo gerador, novos módulos de internação, novas lavadoras, entre outros.
Como deputado estadual, Tande Vieira conseguiu a aprovação do primeiro projeto de Lei (83/2023), em que institui o programa de incentivo à saúde animal, com a implantação e apoio ao funcionamento de hospitais públicos veterinários regionais. O projeto teve como base o Hospital Veterinário de Resende, iniciativa pioneira na região Sul Fluminense.
“Fico muito feliz em ver que nossa saúde animal vem ganhando grande destaque na região e no Estado do RJ. Vamos continuar trabalhando para que cães e gatos de Resende tenham o cuidado e a atenção que necessitam e merecem”, destacou Tande Vieira.
SERVIÇOS PARA A SAÚDE ANIMAL
Além do Hospital Veterinário, Resende também conta com outros serviços voltados à saúde animal. Os dois castramóveis funcionam como trailer itinerante passando por diversos bairros, oferecendo cirurgias de castração em cães e gatos, de forma gratuita. Desde sua inauguração em 2020 até a última atualização deste ano de 2024, já foram feitas 7.254 castrações nos dois castramóveis.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também realiza cirurgias de castração de cães e gatos. De 2017 a 2024 já foram feitas 12.232 castrações.
Além disso, Resende também conta com uma Farmácia Veterinária Municipal na Cidade Alegria. A unidade oferece suporte aos tratamentos oferecidos pelo Hospital Veterinário. Os tutores podem pegar medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. De acordo com a última atualização do mês de agosto de 2024, desde julho de 2022 já foram realizados 13.175 atendimentos na Farmácia Veterinária. A Farmácia Veterinária funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.