PIRAÍ
Luiz Fernando Pezão, ex-governador do Rio de Janeiro, está novamente apto a disputar as eleições após a recuperação de seus direitos políticos. Por meio de uma liminar concedida pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), Pezão teve sua inelegibilidade suspensa, permitindo que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro confirmasse o registro de sua candidatura para prefeito de Piraí.
A decisão foi proferida nesta quinta-feira, dia 3, e reverteu uma condenação por improbidade administrativa de 2019, que o impedia de concorrer até 2027. A mudança foi viabilizada por uma alteração na Lei de Improbidade Administrativa em 2021, quando Pezão ainda recorria da sentença. Com isso, o TRE, que já tinha um recurso do ex-governador em pauta, deferiu seu registro de candidatura, que havia sido negado pela Justiça Eleitoral de Piraí em setembro.
Em suas redes sociais, Pezão comemorou a decisão e anunciou um grande comício na Praça de Santana. “Ganhamos por unanimidade no TRE o registro de candidatura. Vamos celebrar essa vitória com uma grande festa da democracia, reafirmando a confiança que sempre depositamos na Justiça. Piraí não será levada a uma aventura, mas sim a um porto seguro”, declarou.
Agora, Pezão aguarda o julgamento definitivo do recurso pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, mas já pode participar normalmente do processo eleitoral.