VOLTA REDONDA
Uma carta compromisso com um conjunto de 44 propostas para melhoria das condições de caminhar, pedalar e transporte público coletivo em Volta Redonda, foram entregues às candidaturas ao Poder Legislativo e Executivo, nesta semana. As propostas, que tem o objetivo do comprometimento das candidaturas caso eleitas, são uma iniciativa da Bike Anjo Volta Redonda, Acíclica, Massa Crítica e Ciclo:vias. Elas foram elaboradas com base nas cartas compromisso das campanhas anteriores de 2016 e 2012, que em grande maioria não foram colocadas em prática. Além disso, as propostas foram atualizadas à realidade atual e a participação de integrantes das organizações signatárias desta campanha.
As ações tem o intuito recuperar o atraso histórico de políticas públicas voltadas para quem não pode, não necessita ou não deseja locomover-se de carro ou motocicleta – o que significa mais da metade da população, incluindo crianças, pessoas com deficiência e idosos.
PROPOSTAS
Dentre estas propostas, destacam-se: CPI do transporte público, criar um Conselho Deliberativo e investir em campanhas de segurança no trânsito. Segundo André Vaz, da Bike Anjo, mobilizador da campanha, a iniciativa pretende pôr em prática o item primordial do CTB, priorizar a vida.
CAMPANHA
A Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições é um conjunto de ações da sociedade civil organizada para inserir a mobilidade sustentável nos programas de governo de candidaturas aos poderes Executivo e Legislativo municipais em 2024. Para isso, a coordenação nacional da iniciativa oferece às organizações sociais que atuam com essa pauta nos municípios auxílio para elaborar e entregar propostas às candidaturas, comunicar-se com a sociedade e sensibilizar o eleitorado. Essa iniciativa é baseada em experiências exitosas similares realizadas em eleições anteriores, tanto nos níveis municipais quanto estadual e nacional.
A Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, é coordenada nacionalmente pelas organizações: Associação G-14 de Apoio aos Pacientes De Poliomielite E Síndrome Pós Pólio, Corrida Amiga, Redes Vidas Ativas e União de Ciclistas do Brasil – UCB.