BRASÍLIA
O avião que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pousou com segurança no Aeroporto Internacional da Cidade do México na noite desta terça-feira, dia 1º, após enfrentar um problema técnico logo após a decolagem. A aeronave precisou dar voltas no ar por mais de quatro horas para reduzir o peso, queimando combustível antes de realizar o pouso.
De acordo com fontes do governo brasileiro, o problema técnico foi resolvido ainda durante o voo. A bordo, estavam 16 pessoas, incluindo autoridades e ministros, como a primeira-dama Janja da Silva, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e o indicado à presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Lula esteve na Cidade do México para participar do grupo de Claudia Sheinbaum, a mulher que assumiu a presidência do país. Após o pouso, o presidente deverá embarcar em uma aeronave reserva da Presidência, que acompanha o avião principal em viagens internacionais, com previsão de retorno a Brasília ainda nesta noite.
Uma das possíveis causas do problema, segundas fontes não confirmadas, é a parte de um pássaro com a turbina da aeronave. A Força Aérea Brasileira (FAB) investiga a causa.