>
a voz da cidade 970 x 150 px

Outubro terá bandeira tarifária mais cara do sistema nas contas de luz

Baixa previsão de chuva motiva acionamento de bandeira de maior custo

Por Franciele Aleixo
a 51 cf economia outubro terá bandeira tarifária mais cara do sistema nas contas de luz iam martins (2)
bnr am aniv barra mansa 970x150

BARRA MANSA

O mês de outubro começa com aquela notícia que as pessoas não querem ouvir: A conta de luz está mais cara. A bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, com cobrança extra de R$ 7,877 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumidos. Esta é a primeira vez, desde agosto de 2021, que a bandeira mais cara do sistema criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é acionada.

Segundo a Aneel, um dos fatores que determinaram o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 foi o risco hidrológico, ou seja, a baixa previsão de chuva para os reservatórios das hidrelétricas. Também teve influência a elevação do preço do mercado de energia elétrica em outubro.

Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto, e da vermelha, patamar 1, em setembro.

O engenheiro mecânico e coordenador dos cursos de Engenharia da Estácio Resende, Caio Marcello Cossu, comenta sobre algumas dicas para economia de energia. “Economizar energia não é apenas uma questão de reduzir a conta de luz, mas também de contribuir para a preservação do meio ambiente. Com algumas atitudes simples, é possível fazer a diferença. Um ponto importante é a escolha consciente dos equipamentos elétricos. O selo A, concedido pelo INMETRO, indica os aparelhos mais eficientes em termos de consumo, e deve ser considerado na hora de comprar novos dispositivos”, explica, acrescentando que outro hábito importante é desligar da tomada os aparelhos que possuem modo stand-by, como TV, micro-ondas, PC e Notebook, que, mesmo em repouso, continuam consumindo energia. Além disso, é aconselhável evitar o uso prolongado de equipamentos que convertem energia elétrica em calor, como chuveiros elétricos, ferros de passar roupa e secadores de cabelo, grandes responsáveis pelo aumento no consumo.

Outra dica importante é aproveitar o máximo da luz das janelas e trocar as lâmpadas por modelos de LED, mais econômicas, evitar deixar a TV ou computador ligados sem uso e abrir o mínimo possível a geladeira também ajuda a economizar.


O ferro de passar roupa, que pode representar até 7% da conta de luz, deve ser usado na temperatura adequada e o mínimo de vezes possível. O ar-condicionado deve ser regulado para 23ºC, mantendo janelas e portas fechadas. Como no caso do ferro, deve-se acumular o máximo de roupa possível para acionar a máquina de lavar.

SISTEMA DE BANDEIRAS

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.

Segundo a Aneel, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, avalia a agência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos