01ANGRA DOS REIS
Renato Araújo, candidato a prefeito de Angra dos Reis do PL, e a sua vice, Karina Rodrigues Caldas, além da Coligação Angra para Todos, foram condenados pela Justiça Eleitoral por fraude na divulgação de pesquisa.
A coligação Angra no Caminho Certo, do candidato a prefeito Cláudio Ferreti (MDB), entrou na justiça, acionando o Ministério Público Eleitoral após a divulgação nas redes sociais de Renato Araújo de que ele é o que mais cresce nas pesquisas. Existe apenas uma pesquisa eleitoral oficial registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número RJ-08724/2024, que indicava que Ferreti tinha 35% das intenções de voto, em primeiro lugar. Segundo a coligação de Ferreti, o candidato adversário estaria divulgando dados de maneira distorcida.
Na sexta-feira, 27 de setembro, o juiz Carlos Manuel Barros de Souto, da 147ª Zona Eleitoral, determinou multa de R$ 5 mil, após considerar que a publicação de Renato Araújo continha informações descontextualizadas, com potencial para confundir o eleitorado. “A veiculação de informações enganosas, sem clareza e objetividade, fere a lisura do processo eleitoral, além de criar desconfiança nas pesquisas eleitorais”, destacou o magistrado na decisão.
Dias antes, 24, o desembargador Eleitoral Ricardo Perlingeiro já tinha decidido pela condenação de Renato Araújo por não haver provas de que o candidato estava em primeiro lugar nas pesquisas, como divulgado pela campanha dele.
O OUTRO LADO
A assessoria de imprensa de Renato Araújo informou que estão recorrendo da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Destacou que recebe todas as sentenças com muita tranquilidade e que muitas delas são interpretativas, como é o caso dessa em questão, onde foi solicitada a retirada por distorção em dados. A campanha disse que a informação divulgada reflete os dados publicados na pesquisa.
“O caso é que a pesquisa registrada no TRE sob o protocolo RJ-08724/2024 – que ouviu 400 eleitores no dia 11 de setembro de 2024 – traz diversas perguntas para medir as intenções de voto dos eleitores do município de Angra dos Reis, medindo também a influência dos presidentes Lula e Bolsonaro na escolha do eleitorado. Quanto a esse quesito abordado no questionário, 44% dos eleitores indicaram preferir um candidato apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro, enquanto apenas 17% disseram votar em um nome associado a Lula. É de conhecimento público que o candidato apoiado por Bolsonaro oficialmente é Renato Araújo, e o apoiado por Lula é Cláudio Ferreti (com a existência, inclusive, de um documento oficial do PT atestando o fato). Se 44% dos eleitores votam num candidato indicado pelo Bolsonaro, eles votariam em Renato Araújo e, assim, Renato lideraria as intenções de voto”, diz a nota, frisando que não houve maquiagem da pesquisa.
A PESQUISA
A pesquisa referida é a registrada sob o número RJ-08724/2024, que ouviu 400 eleitores no dia 11 de setembro com margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.
Ferreti na pesquisa estimulada aparece com 35% e em seguida Renato com 22%, Zé Augusto com 7%, Venissius com 4% e Rafael Ribeiro com 1%. Não sabem ou não responderam 32%.