VOLTA REDONDA
A Secretaria de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda promoveu, na última semana, palestras da formação ‘SUAS Sem Racismo’, para a promoção da Igualdade Racial no Sistema Único de Assistência Social. As apresentações aconteceram na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), no bairro Aterrado, durante o evento promovido pela SMDH e pela Smas para servidores que atuam no atendimento ao público-alvo, na atenção básica de saúde.
As palestras foram ministradas pelas assessoras técnicas da SMDH, Juliana Sampaio, da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; e Thamires Torres, da Divisão de Política de Promoção da Diversidade de Gênero, que orienta no combate à violência e pela inclusão da população LGBTQIA+.
Durante as apresentações, uma cartilha detalhada sobre o ‘SUAS Sem Racismo’ foi distribuída aos servidores, na qual são abordados vários temas sobre essa formação. Dentre eles, o Mito da Democracia Racial, que se refere a um estado de plena igualdade entre os cidadãos, sem distinção de raça, sexo ou etnia; Racismo Estrutural, que são as formas de discriminação racial enraizadas na sociedade; Racismo Institucional – forma como se manifesta o racismo nas estruturas de organização da sociedade e nas instituições; Racismo Religioso, que é o conjunto sistemático de práticas com o objetivo de reprimir, desmoralizar e eliminar uma pessoa ou grupo de pessoas que professam a fé no contexto da cultura afro brasileira.
Outro tema abordado foi o Pacto de Branquitude, envolvendo uma série de ações entre pessoas brancas que tem como objetivo evitar mudanças que abalam estrutura de privilégios garantida a eles por meio de processos históricos e sociais de discriminação racial.
Rede de apoio, denúncia e combate ao racismo
Os órgãos públicos de apoio, denúncia e combate ao racismo em Volta Redonda são integrados pelo Disk 100, Disk Cidadania e Direitos Humanos (0800 023 4567); Divisão da Promoção da Igualdade Racial da SMDH (Rua Antônio Barreiros, 232, bairro Nossa Senhora das Graças; telefone 3511-3555); Conselho Municipal de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (Comuppir/VR) – Rua Vinte e Três, Vila Santa Cecília; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (sede da SMDH; telefone 3511-3559); Conselho Municipal das Pessoas LGBTQIA+ (sede da SMDH; telefone 3511-3559).
Também fazem parte dessa rede: a 93ª Delegacia de Polícia Civil (Av. Lucas Evangelista, 667, Aterrado; telefone 3338-9957); Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher); telefone 3339-2271); Defensoria Pública estadual (Av. Sete de Setembro, 300, Aterrado; telefone 3348-7149); Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) – sede da SMDH; telefone 3512-9738.