>

Obras do 51º Salão da Primavera de Resende no Museu de Arte Moderna

Visitação pode ser feita até 25 de outubro

Por Cyntia Freitas
pÁg 5.obras do 51º salão.1.vencedores.carinarochapmr (2)

As obras dos vencedores do 51º Salão da Primavera estão expostas no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende. A visitação pode ser feita até o dia 25 de outubro, sempre de segunda a sexta- -feira, no período das 10h30min às 18 horas. O MAM fica a Rua Doutor Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico de Resende. A entrada é gratuita. Visitação de escolas e grupo pode ser agendada pelo telefone telefones (24) 3360-4470 ou pelo e-mail: mam.[email protected].

pÁg 5.obras do 51º salão.2.obras.carinarochapmr (14)

O Salão da Primavera é realizado anualmente pela prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda de Resende e do MAM, visando incentivar a produção das artes plásticas e torná-la acessível ao público, além de marcar as comemorações do aniversário de emancipação político-administrativa de Resende celebrado no dia 29 de setembro. “O Salão da Primavera foi criado em 1950 para estimular e revelar a criatividade dos artistas plásticos radicados em Resende e em outros municípios. O Salão da Primavera é uma tradição e se tornou um dos mais importantes para a classe artística em todo o Brasil. Afinal, ele é um reconhecimento do artista que tem sua obra incorporada no acervo do MAM, que é o quarto de todo o Brasil e um dos mais antigos”, conta a museóloga, Tatiana Avelino.

pÁg 5.obras do 51º salão.2.obras.carinarochapmr (17)

Obras do 51º Salão da Primavera podem ser visitada até o próximo dia 25 – Divulgação

Segundo a diretora do MAM, Carmem Aguiar, foram premiadas obras nas categorias: Pintura, Desenho/ Ilustração, Gravura, Escultura/Objeto/Instalação, Fotografia/ Arte digital e Vídeo/ Multimídia. “Este ano foram inscritos 150 trabalhos de 73 artistas de todo o Brasil. Após apreciação da Comissão Julgadora, 61 obras de 34 artistas plásticos fazem parte da exposição”, disse a diretora.

pÁg 5.obras do 51º salão.2.obras.carinarochapmr (4)

PREMIAÇÃO

O júri conferiu os prêmios de aquisição e menções-honrosas. As três melhores obras receberam os prêmios Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, instituído pela Fundação; Altamiro Pimenta, outorgado pela Prefeitura de Resende e Engenheiro Eitel Cesar Fernandes, instituído pela Câmara Municipal de Resende, concedido somente a artista resendense, no valor de R$ 7.060 e as outras cinco receberão prêmio honoríficos.

pÁg 5.obras do 51º salão.2.obras.carinarochapmr (8)

O Prêmio Altamiro Pimenta foi oferecido para Vanessa CT Reis, pela obra: Terra de Ararí. Já o Prêmio Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda foi ofertado para Stefano Maglovsky, pelo conjunto da obra: Centro Velho, O que resta do bairro e Vizinhança. Enquanto que o artista plástico, Wilson Anastácio ganhou o prêmio Engenheiro Eitel Cesar Fernandes pelo conjunto da obra: Amazonas, Mulher Sentada e Inspiração MAM.

Para as menções-honrosas foram escolhidos os artistas plásticos: Cláudia Moraes, Cláudia Simões, Denis Moreira, Leandro Stunti, Marcos Akasaki e Rinaldo Menezes.

pÁg 5.obras do 51º salão.2.obras.carinarochapmr (11)

Participantes: Abner Sigemi, Ana Carrupt, Ana Vine, Andrade, Anna, Antonio Morgado, Bianca Avila, Cida Mathidios, Daniel Ramalho Junior, Edmar Osti, Elaine Zaramella, Elisa Veiga, Erlem, Heli Freireg, Iane Cabral, James Rowland, João Pedro Vilhena, Kanirro, Márcia Holanda, Maurício Teixeira, Monique Freitas, Paola Grell, Raquel Rodrigues, Renata Sandoli e Wendell Amorin.

pÁg 5.obras do 51º salão.2.obras.carinarochapmr (18)

Para o presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, o Salão da Primavera chega a sua 51ª edição sendo um farol das artes plásticas na região e no país. “Desde sua criação nos anos 70, o Salão da Primavera revela o que de melhor se faz nas artes plásticas não só na nossa região, mas também em todo o país. A importância do salão se evidencia com a quantidade de nomes que já foram premiados ou participaram de salões anteriores e hoje são fi guras relevantes nas artes brasileiras”, ressalta Zaidan

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos