>
a voz da cidade 970 x 150 px

DEBATE TEMÁTICO BARRA MANSA – SAÚDE PÚBLICA

Quais são suas propostas para melhorar o sistema de saúde municipal e garantir acesso de qualidade para as pessoas?

Por Carol Macedo
asset 6
bnr am aniv resende 970x150

FURLANI

furlani barra mansa

Saúde de qualidade para todos é um objetivo que nunca acaba e vai ser minha maior prioridade. Vamos construir nosso Hospital Municipal para zerar a fila do SUS. Na Atenção Básica, vamos reformar, ampliar e adequar as unidades dos bairros: São Luiz, Vila Maria II, Vista Alegre (Ismael de Souza), Saudade, Getúlio Vargas, Cotiara e Paraíso de Cima, além dos distritos de Rialto e Amparo. Vamos oferecer atendimento odontológico em 100 % das Unidades de Saúde da Família.

Importante também adequar a estrutura física da Farmácia Municipal, garantindo a manutenção dos medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos, Remume, e quero viabilizar também a entrega domiciliar de medicamentos a pacientes com dificuldades de mobilidade.

Com planejamento e controle, quero ampliar o horário de atendimento, para até 22 horas da Policlínica Nove de Abril, das Sirenes Vila Nova e Boa Sorte. A ideia é garantirmos o acesso às ações e serviços de saúde na Atenção Primária e também na Atenção Especializada.

A Rede Cegonha será implementada no Hospital da Mulher, unidade médica que pretendo informatizar e implantar o serviço ‘Follow-Up’ – que atende crianças com necessidades especiais, em parceria com a minha vice – Luciana Alves.

Implementar o tratamento para crianças e adolescentes na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, UNACON. E quero aproveitar para reconhecer e elogiar o trabalho da Prefeitura no atendimento humanizado dos pacientes com câncer. A cidade virou uma referência no setor e vamos trabalhar para que continue assim, ampliando e humanizando cada vez mais nosso atendimento.

 

MARCELO CABELEIREIRO

marcelo cabeleireiro barra mansa
No nosso governo, a saúde será prioridade número um. Queremos cuidar das pessoas e garantir que todos tenham acesso rápido e eficiente ao atendimento. Durante nossas caminhadas pelos bairros, ouvimos relatos sobre as longas esperas por consultas, exames, e até por tratamentos essenciais, como o câncer, que deveriam ocorrer em, no máximo, 60 dias após o diagnóstico. É triste ver que muitos acabam buscando os serviços em saúde nas cidades vizinhas porque aqui não encontram a devida assistência e acolhimento.

Nós vamos transformar o Hospital da Mulher em um Centro Especializado em Saúde da Mulher. A UPA da Região Leste funcionará 24 horas, com pronto atendimento médico e um Centro de Imagem. Os postos de saúde em condições ruins passarão por obras, serão equipados e terão medicamentos, médicos especialistas, enfermeiros e outros profissionais, além de horário ampliado nas áreas mais populosas, onde a demanda é maior.

A parceria com a Santa Casa será mantida e fortalecida visando à melhoria da oferta de consultas, exames e cirurgias de média e alta complexidade pelo SUS. A tecnologia será nossa aliada, através da telemedicina agilizaremos consultas e exames, zerando a fila de espera.


Vamos implantar o Prontuário Eletrônico do Paciente, ampliar o Serviço de Atendimento Domiciliar para que acamados ou pessoas com dificuldades de locomoção recebam atendimento digno em suas casas.

Os agentes de combate às endemias serão valorizados com o piso nacional da categoria. Nossa proposta é valorizar todos os profissionais com salários dignos e capacitação continuada.

 

 

PETTERSON MAGNO

petterson barra mansa

Não é aceitável que uma cidade do tamanho de Barra Mansa não tenha um hospital. Além disso, é um absurdo que a gente fique refém da Santa Casa, onde as pessoas que precisam ser atendidas pelo SUS fiquem na fila enquanto pessoas com planos de saúde são priorizadas. Precisamos, então acabar com essa mistura do público e do privado criando um hospital público para nossa cidade, e a nossa proposta é desapropriar o Hospital Menino Jesus de Praga que está abandonado, reformá-lo e criar ali o Hospital Municipal de Barra Mansa.

Mas não é apenas de um hospital municipal que precisamos para melhorar o SUS na nossa cidade. Um exemplo do que podemos fazer para isso é criar um aplicativo que permita a marcação de consulta de casa, assim as pessoas não vão precisar fazer filas nos postos de saúde, o que vai dinamizar o atendimento. Obviamente, que vamos manter a marcação presencial, afinal sabemos que existem pessoas que ainda não tem acesso a internet em casa.

Outro ponto que consideramos importante, é reformar os postos de saúde e equipá-los com todos os materiais necessários para que os moradores da cidade tenham um bom atendimento.

Também acreditamos ser necessário levar especialidades médicas nos diferentes bairros da cidade. As pessoas não deveriam ter que sair do seu bairro, ou pelo menos, de bairros próximos de sua residência para terem acesso a especialidades médicas ou a outros tratamentos de saúde como fisioterapia, dentista e psicólogo.

Finalmente, pretendemos investir em saúde preventiva, investindo em políticas de conscientização da população, criando programas de incentivo para as pessoas praticarem exercícios físicos e também criar programas que incentivem e proporcionem que a população tenha acesso a uma alimentação mais saudável.

 

THIAGO VALÉRIO
A saúde é nossa prioridade número um. No nosso governo, Barra Mansa terá o próprio hospital municipal, a UPA da Região Leste vai voltar a atender urgência e emergência 24 horas, os postos de saúde vão ser modernizados com mais médicos e enfermeiras, vamos construir o centro especializado para exames mais complexos e o centro odontológico para atendimentos à toda população. Chega de descaso com a saúde e com as pessoas. Barra Mansa é uma das únicas cidades da região que não possui o próprio hospital municipal. A Santa Casa está sobrecarregada e quem depende do atendimento pelo SUS fica na fila de espera. A mesma coisa acontece nos postos de saúde dos bairros, faltam médicos, remédio, curativos e até água. Se em oito anos de governo não fizeram nada pela saúde da população, não adianta achar que vão fazer agora. Você que precisa ficar na fila para agendar uma consulta, está esperando para fazer um exame, não consegue os remédios na farmácia ou tem que sair da cidade para fazer preventivo, sabe o quanto estão te tratando com desrespeito e descaso. Precisamos de uma mudança de verdade em Barra Mansa, para ter uma saúde de qualidade. É por isso que escolhemos como vice-prefeito o Dr. Maurício Amaral, médico Cardiologista, que há muitos anos cuida da saúde da nossa gente, e sabe o que fazer e como fazer para melhorar o atendimento. Com você, a mudança é possível. Vamos juntos, com o 12, melhorar a saúde de Barra Mansa e fazer a nossa cidade ter o próprio hospital, mais qualidade e modernidade nos atendimentos dos postos de saúde, o centro especializado para exames mais complexos, o centro odontológico e voltar com a UPA da Região Leste. Com você, com Thiago Valério e com o Dr. Maurício Amaral tem jeito!

thiago valerio barra mansa

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos