PORTO REAL
O jornalista Ailton Marques (PDT) tem experiência na comunicação, onde iniciou sua carreira no rádio, ainda nos anos 80. Sua entrada na vida política se deu apenas em 2008, quando concorreu a vereador da cidade, ganhando quatro anos depois, em 2012. Já em 2016, concorreu à eleição como vice-prefeito, assumindo posteriormente o cargo de prefeito em julho de 2017, até dezembro de 2020, após o falecimento de Jorge Serfiotis.
O candidato escolheu o bairro Jardim das Acácias para ação da série “Um dia com o candidato” o que, segundo ele, simboliza seu compromisso com as áreas mais carentes do município. “É um bairro muito sofrido, excluído, e a gente precisar dar autoestima a essa comunidade”, afirmou. Ailton ressaltou que, durante seu mandato anterior, o bairro foi beneficiado com uma série de melhorias, como a urbanização da lagoa e a construção de um mirante, além da entrega de casas populares. “O Poder Público demora a chegar aqui, mas no nosso governo fizemos diferente, realizamos várias ações sociais e esportivas. Nossa atual proposta será voltada para uma mudança de verdade, onde queremos inserir ainda mais a comunidade nas decisões”, declarou.
Sobre suas prioridades, o candidato destacou dois problemas críticos para Porto Real: saúde e transporte. Segundo ele, é inadmissível que uma cidade com a riqueza que tem, enfrente falta de medicamentos, médicos e exames, além de não oferecer transportes adequados para tratamentos dentro e fora do município. Ele também mencionou a ausência de ambulância e veículos suficientes para atender a população, ele diz que “a saúde será uma prioridade, mas o transporte público também precisa de uma grande transformação”. Ele propõe ampliar o transporte coletivo, com intervalos de meia hora, e garantir que o serviço atenda adequadamente bairros como Jardim das Acácias.
Entre outras propostas para os municípios, Ailton deu destaque à criação de até 12 polos esportivos em várias comunidades, visando a geração de emprego. Ele também critica o fim dos programas sociais implementados na sua gestão. “Hoje, as igrejas estão desempenhando o papel que deveria ser do Poder Público, o que é lamentável e um absurdo”, criticou. “Vamos trabalhar em conjunto com a comunidade, pois eu quero cuidar das pessoas. Meu objetivo é transformar a vida dos moradores de Porto Real — da criança ao idoso, passando pelo adolescente e o adulto”, declarou. Além da reativação dos programas sociais, o candidato quer incluir novas iniciativas educacionais, como aulas de música, artes marciais e dança nas escolas, visando uma formação mais completa para os jovens.
VICE-PREFEITO DE CONFIANÇA
Sobre a escolha de Sérgio Hotz como seu candidato a vice-prefeito, Ailton destaca a confiança e a experiência política de seu companheiro de chapa. Ele relembrou a época em que ambos foram vereadores juntos e destacou a atuação de Sérgio como presidente da câmara em duas ocasiões. “O Sérgio tem uma trajetória de respeito. Não é qualquer um. Meu vice foi escolhido com base em sua experiência e expertise, e ele vai me ajudar a trabalhar no que precisa ser feito em Porto Real”, reforçou.
Sérgio falou sobre as razões que o motivaram a aceitar esse desafio, afirmando que Ailton se destacou nos últimos anos por sua organização de maturidade política. “O Ailton amadureceu muito nesse período, se estruturou partidária e politicamente, e não havia como não estar ao lado dele nessa empreitada”, ressaltou. Ele também destacou o histórico de parceria política entre os dois, especialmente durante o tempo em que presidiu a Câmara de Vereadores, enquanto Ailton era vereador.
Ao definir sua campanha em uma frase, Ailton respondeu: “A minha campanha é familiar, uma campanha do bem e para todos”, concluiu o candidato.