SUL FLUMINENSE
O mercado de franquias do Estado do Rio faturou mais de R$ 11,7 bilhões no primeiro semestre de 2024, o que representa um aumento de 13,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em número de operações, o setor se manteve estável no Rio de Janeiro, chegando a um total de 18.303 unidades. Os dados são da Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
– O setor de franquias tem avançado significativamente e desempenha importante papel no crescimento econômico do estado. Fortalece a economia, incentiva o empreendedorismo e contribui de forma expressiva para a geração de empregos diretos e renda para a população – afirmou o governador Cláudio Castro.
De acordo com a ABF, o Estado do Rio é o segundo maior mercado brasileiro de franquias, contribuindo com mais de 9% de participação em faturamento e unidades. Considerando a expansão do volume de unidades e de redes, o setor segue empregando diretamente mais pessoas. No Rio de Janeiro, houve um acréscimo de 1,4% na empregabilidade, o que representa 162.770 mil empregos em todo o território fluminense.
– Os bons resultados confirmam a recuperação do setor e da economia fluminense, além de evidenciar a alta procura das marcas de franquias pelo estado – destacou a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.
O presidente da ABF Rio, Clodoaldo Nascimento, observa que o Rio de Janeiro contribui fortemente para isso e tem um cenário favorável para a expansão e a inovação no franchising.
– O Rio de Janeiro é extremamente atrativo para investimentos em franquias. Tem sua economia diversificada, grande mercado consumidor e infraestrutura bem desenvolvida, oferecendo uma gama de oportunidades para novas marcas e franqueados que buscam explorar setores variados, desde alimentos e bebidas até serviços e varejo. Além disso, o estado possui um forte setor de serviços e uma cultura empresarial vibrante, tornando-o um terreno fértil para a expansão e a inovação no franchising – explicou o presidente.
- Silas Avila Junior – Jornalista