>
a voz da cidade 970 x 150 px

Prefeitura discute implantação de Regin para desburocratizar processos para empresas em Itatiaia

Por Cyntia Freitas
38.cf.res.economia.prefeitura discute implantação.1.reuniÃo.arianealvespmi (3)
bnr am aniv barra mansa 970x150

ITATIAIA

Com objetivo de desburocratizar os processos de abertura e alteração de empresas no município, a Prefeitura de Itatiaia está se preparando para implementar o Sistema de Registro Integrado (Regin). O sistema, informatizado, integra os órgãos públicos envolvidos na legalização de empresas, dentre eles, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual e prefeituras. Com o Regin, a Prefeitura de Itatiaia, juntamente com outras entidades envolvidas no processo, pode analisar o pedido de registro e determinar eventuais pendências e instruções que o empreendedor deve atender para implantar o negócio. O encontro nesta quarta-feira, dia 18, reuniu representantes de diversas secretarias municipais e o consultor do Sebrae, Carlos Magno Machado de Carvalho, que abordou a importância da utilização do Regin para a simplificação do registro e legalização de empresas e negócios.


Segundo Carlos Magno, a padronização de normas federais, estaduais e municipais, definindo um sistema nacional unificado que compartilhe dados entre os órgãos licenciadores nas três esferas governamentais-federal, estadual e municipal- será um caminho natural a ser seguido pelos gestores públicos. “O Sebrae tem orientado as prefeituras no sentido de se preparar para implementar o Regin, pois a integração de sistemas de dados, para melhorar os processos de licenciamento, agilizando ainda mais a abertura de empresas nas cidades, é um caminho sem volta. A Lei de Liberdade Econômica 11.598/19 veio para diminuir a burocracia, facilitar a abertura de empresas, dinamizar a realização de novos negócios, buscando intervenção mínima do Estado”, explica o consultor do Sebrae.

O secretário de Administração Tributária de Itatiaia, Renato Viegas, informa que a prefeitura pretende concluir a implementação do Regin o mais rápido possível, integrando-se ao sistema da Jucerja, onde já participam o Governo do Estado, a Receita Federal, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, a Vigilância Sanitária estadual e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além de algumas prefeituras fluminenses. “A integração dos sistemas melhora os processos de licenciamento, com o fim da necessidade de emissão de cópias de documentos e a entrega de papéis em diversos órgãos. Além disso, o contribuinte também pode acompanhar seu processo pela internet, desburocratizando e melhorando o ambiente de negócios na cidade, estimulando a legalização de empresas e facilitando a vida do cidadão”, informa Viegas.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos