VALENÇA
Em operação conjunta nesta tarde de terça-feira, dia 17, foi encontrado o suposto autor de incêndio criminoso na Serra da Beleza. Ele, supostamente, é o homem flagrado em câmeras de segurança descendo de uma motocicleta e colocando fogo na vegetação.
A captura dele foi uma ação entre equipes do 10° Batalhão de Polícia Militar (BPM), 2ª Unidade de Polícia Ambiental, 91ª Delegacia de Polícia (DP), Inea e Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Ele presta depoimento neste momento na 91ª DP para as medidas necessárias.
O CASO
Conforme divulgado hoje pelo A VOZ DA CIDADE, é criminoso o incêndio que durou cinco dias na Serra da Beleza, em Valença. A queimada, que destruiu uma área equivalente a 2.300 campos de futebol de flora nativa, foi provocada por um homem de moto. O flagrante foi registrado por uma câmera de monitoramento no início das chamas, na noite da última quarta-feira, dia 11.
O Corpo de Bombeiros atribui o crime ao homem que, em um trecho do monumento, coloca fogo na mata e foge. Vale lembrar que a área atingida pelo fogo tem uma extensão de seis mil hectares. De acordo com os bombeiros, foi a situação mais crítica de incêndio registrada em todo Estado do Rio nas últimas horas. Na segunda-feira, dia 16, os bombeiros realizaram o rescaldo.
Entre os danos causados por esse incêndio criminoso, está a destruição de uma casa desenhada em 1930 pelo arquiteto Lúcio Costa, que projetou o Plano Piloto de Brasília. O imóvel pertence a uma pousada e foi destruída quase totalmente. Do espaço que guardava características originais só restou um cômodo apenas.