PARATY
Policiais Militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, identificaram, neste sábado, dia 14, movimentação do solo e queima de lixo no bairro Jabaquara. Os agentes foram ao local averiguar informações encaminhadas pelo Disque Denúncia Paraty, por meio do Programa Linha Verde, voltado para denunciar crimes ambientais.
A equipe da 4ª UPAm, subordinada ao Comando de Polícia Ambiental, se deslocou à Avenida Jabaquara, onde a denúncia dava conta de possíveis construções irregulares em área de preservação permanente e, quando em fiscalização, observaram a construção de dois imóveis em alvenaria, movimentação do solo e queima de lixo. A responsável por uma das construções estava no local e, aos policiais, apresentou apenas um alvará de construção de 2022 com validade de apenas um ano. Diante dos fatos, os agentes procederam com a mesma à 167ª Delegacia de Polícia (DP), onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 60 da lei 9605/98.
Em Paraty, a população pode denunciar 24 horas, durante os sete dias da semana, crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia por meio do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado, técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).