>
241129 univs0001 crtst182 medicina a voz da cidade 970x150

CPI da Alerj quer projeto para valorizar mão de obra local em grandes eventos no Estado

CPI da Alerj quer projeto para valorizar mão de obra local em grandes eventos no Estado

Por Roze Martins
media 12092024 193838cpi
bnr am aniv resende 970x150

ESTADO DO RIO

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Transparência, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), se reuniu nesta quinta-feira, dia 12, com secretários do governo de diversas pastas, como Rodrigo Abel, secretário de Gabinete do Governador, para discutir a segurança e outras questões relacionadas aos grandes eventos, tais como espaço para atendimento a crianças, mulheres, concessão de ingressos e emissão de alvarás do Corpo de Bombeiros.

Como uma das ações deliberadas, os deputados integrantes da CPI pretendem criar projeto de lei que objetiva reservar uma porcentagem da mão de obra em grandes eventos para trabalhadores locais, em resposta ao fato de que, segundo o subsecretário do Gabinete do Governador, Victor Travancas, o Rock in Rio utiliza predominantemente trabalhadores de fora do estado.

O presidente da Comissão, deputado Alan Lopes (PL), destacou a relevância dessa proposta de lei, que geraria oportunidades de trabalho para os residentes no Rio de Janeiro, principalmente pelo fato de o evento ser no estado. “Fiquei particularmente surpreso em saber que há uma normativa da própria empresa organizadora do Rock in Rio indicando que 90% dos empregos gerados são de pessoas de fora. Considero isso uma falta de respeito com o estado que recebe de braços abertos o evento e acolhe turistas do mundo inteiro. É injusto que, neste momento, não se priorize a mão de obra de moradores fluminenses”, pontuou.


Questionamentos da CPI

Na última terça-feira, dia 10, parlamentares da Comissão visitaram a sede do Rock in Rio para avaliar as questões de segurança. Na ocasião, representantes do Corpo de Bombeiros informaram que o evento ainda não havia obtido todas as autorizações necessárias. Durante a reunião desta quinta-feira, ao ser questionado pelo colegiado sobre o progresso das vistorias, o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Tarcísio de Salles, assegurou que estavam regularizadas as pendências de documentação em relação ao evento teste realizado na última quarta-feira, dia 11.

A CPI foi incisiva, em dados momentos, sobre questões como falta de local adequado para atendimentos de crianças e mulheres, pontuando ainda a distribuição de ingressos para governo e prefeitura. Os deputados Felipe Poubel (PL), vice-presidente da CPI; Rodrigo Amorim (PL), relator; Yuri (Psol); Tia Ju (Rep); Luiz Paulo (PSD); André Correa (PP); Val Ceasa (Patriota); Thiago Rangel (PMB); Chiquinho da Mangueira (SDD) e Rafael Nobre (União) cobraram explicações dos secretários sobre esses e outros pontos importantes.

Com foco em transparência e equidade, a Comissão também deliberou a criação de um projeto de lei que pretende coibir o acesso de autoridades governamentais a áreas VIP e a distribuição de ingressos cortesia para eventos como o Rock in Rio. De acordo com o colegiado, a medida visa a garantir imparcialidade na gestão de grandes eventos.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos