>
241129 univs0001 crtst182 medicina a voz da cidade 970x150

Dezenove anos do projeto Ballet Educação-VR são comemorados com mais de 400 alunos matriculados

Iniciativa é direcionada para estudantes da Rede Municipal de Ensino, que farão, em novembro, a apresentação de fim de ano

Por Tânia Cruz
dezenove anos do projeto ballet educação são comemorados com mais de 400 alunos matriculados divulgação secom
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA
O projeto Ballet Educação, da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda, comemorou na última quinta-feira, dia 5, os 19 anos de sua aula inaugural, que aconteceu em 5 e setembro de 2005 no Teatro Gacemss, No bairro Vila Santa Cecília, com a apresentação do espetáculo “Don Quixote”. A professora Izabel Santos Leal, que coordena o projeto de ensino de Ballet Clássico e Dança Contemporânea a alunos da rede municipal por meio da iniciativa, lembra que essa apresentação contou com 84 bailarinos, marcando o início de uma parceria com o Gacemss que durou 14 anos e que prossegue, atualmente, em cinco escolas municipais.
“Muitas histórias marcaram a trajetória do projeto, como as viagens para o Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo. Esses intercâmbios abriram uma perspectiva maior para nossas bailarinas e várias se profissionalizaram – é o caso da Bárbara Ribeiro, que recentemente foi dançar na Lituânia, e para outras que atualmente trabalham como professoras de dança, ajudando a multiplicar a praticar e o amor pela dança”, disse Izabel.
PARTICIPAÇÃO DE BAILARINOS RENOMADOS
A professa destaca, ainda, a participação de bailarinos renomados nos espetáculos do Ballet Educação, o que contribui para que os alunos se espelhem e busquem se tornarem bailarinos. “Sem falar nos inúmeros concursos de que participamos e os prêmios recebidos por nossos alunos, que mostram a qualidade e importância do trabalho realizado pela nossa excelente equipe de professores”.
Atualmente, o projeto conta com 430 alunos matriculados e as aulas acontecem na sede do Ballet Educação, na Escola Municipal Minas Gerais, no Retiro; e também nas escolas municipais Professor Wladir de Souza Teles, no Jardim Vila Rica/Tiradentes; e Professora Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, Mato Grosso e Pernambuco, no Retiro.
A professora Izabel explica que o processo de entrada no Ballet Educação acontece de três formas. “A primeira é se você é aluno das escolas de horário integral, em que o aluno automaticamente já está inscrito, pois essas escolas oferecem a aula durante no currículo da turma. As crianças do primeiro ao quinto ano têm a oportunidade de fazer o balé com as professoras do projeto, e, quando elas terminam o quinto ano, podem ingressar automaticamente para fazer aula na sede do projeto. Outra forma é através das provas de seleção para as crianças que estão no primeiro e segundo ano. Essas provas acontecem geralmente no mês de novembro, início de dezembro ou no início de fevereiro. Oferecemos 20 vagas para o turno matutino e outras 20 para o turno vespertino, na Escola Minas Gerais. E as crianças que estão do quarto ao sexto ano também têm oportunidade de ingressar ao balé, mas precisam ter conhecimento de balé clássico, saber a matéria da turma do quarto ano, do quinto ano e do sexto ano.”
DIFERENCIAL DO PROJETO
Ela pontua que um diferencial do projeto é a metodologia. “As crianças têm matérias anuais, como na escola. Então, elas têm a matéria do primeiro ano, do segundo, do terceiro, até o oitavo ano do método. Aí, as crianças que não ingressaram nas provas de seleção do segundo e terceiro ano podem completar vaga, mas têm que saber a matéria A gente não mistura criança que nunca fez balé com as crianças que já estão iniciadas no projeto e já têm um conteúdo.”
Por fim, Izabel Leal lembrou a importância do projeto por oferecer às crianças da Rede Municipal de Ensino a oportunidade de conhecer e praticar o Ballet Clássico e a Dança Contemporânea, proporcionar uma vivência especial com a arte e a cultura e dar a possibilidade de mudança de vida para meninas e meninos – o que poderá ser conferido em novembro, quando acontecem as apresentações do encerramento de 2024 no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., no Laranjal. “É gratificante e muito emocionante. Cada conquista dos nossos alunos bailarinos nos faz querer continuar por mais vinte, trinta, quarenta anos. É um trabalho lindo e apaixonado que estamos fazendo, e que se reflete na alegria de cada participante do Ballet Educação”, concluiu.


 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos