BARRA MANSA
Na noite de quinta-feira, 5, o candidato a prefeito de Barra Mansa pelo União Brasil, Marcelo Cabeleireiro, acompanhado do seu vice, Léo da Joalheria, abriu o ciclo de apresentações de propostas de governo para o município em encontro promovido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). Segurança pública, infraestrutura urbana, incentivos fiscais, promoção do comércio local, capacitação e qualificação profissional, comércio ambulante irregular e estacionamento rotativo foram os temas apresentados, conforme os eixos dos pleitos da entidade
Marcelo entregou seu plano de governo e respondeu às perguntas dos diretores da entidade. Ao falar sobre geração de emprego e renda, destacou sua experiência como deputado estadual, onde atuou na redução da carga tributária, especialmente com a inclusão de oito municípios, inclusive Barra Mansa, na Lei Rosinha, e a Lei do Aço (no qual é coautor), focada no setor metalmecânico. Ele garantiu que vai adequar a legislação municipal para fortalecer esses benefícios para o município.
Ao abordar o tema da saúde, Marcelo foi enfático: “Barra Mansa não tem uma Secretaria de Saúde, mas sim uma Secretaria de Doenças, porque não investe na saúde preventiva”. Sua proposta inclui o funcionamento pleno das unidades de saúde, a implementação do prontuário eletrônico, a ampliação do Hospital da Mulher, transformando-o em um centro especializado, além da realocação da UPA Centro e um estudo para a reabertura da UPA da Região Leste com pronto atendimento e centro de imagens. Ele se comprometeu em manter os repasses para a Santa Casa, que hoje atende 60% dos pacientes em todos os setores pelo SUS (Sistema único de Saúde).
Marcelo falou ainda sobre o atendimento a crianças autistas, mencionando a dificuldade que muitos pais enfrentam para levar seus filhos à Casa Azul, na Colônia Santo Antônio. “É desumano exigir que pais da Região Leste ou de bairros como Vila Nova e Vista Alegre façam esse trajeto com seus filhos, especialmente sabendo que muitas crianças com autismo não conseguem usar transporte público. Precisamos levar o atendimento a essas comunidades”, declarou, sendo aplaudido de pé pelos presentes. Marcelo se comprometeu a criar polos de atendimento para autistas em diferentes regiões da cidade, como na Região Leste, Boa Sorte, Centro, facilitando o acesso a esse cuidado tão essencial.
No quesito mobilidade urbana, o candidato destacou a urgência de um estudo de engenharia de tráfego para desafogar o trânsito caótico de Barra Mansa, principalmente nos horários de pico. “Após as 17 horas, áreas como Bocaininha, Ano Bom, Barbará e Avenida Presidente Kennedy ficam completamente congestionadas. Se acontece um acidente na Via Dutra ou na linha férrea, o caos é certo. Precisamos de soluções inteligentes para mudar esse cenário”, afirmou.
Finalizando sua apresentação, Marcelo tocou em um problema que afeta diretamente a vida dos moradores: o abastecimento de água. Atualmente, o município perde 60% da água potável por falta de infraestrutura adequada. “Isso é inaceitável. Temos que modernizar o sistema de abastecimento para garantir que nenhum morador de Barra Mansa sofra com a falta de água em suas casas”, concluiu o candidato, ressaltando que se eleito, as portas do seu gabinete estarão abertas a todos, entidades de classe e empresariais, associação de moradores, empreendedores e a população em geral.