SUL FLUMINENSE
A diversidade de candidaturas nas eleições municipais de 2024 reflete o perfil demográfico do Estado do Rio de Janeiro, com um expressivo número de pessoas autodeclaradas pretas ou pardas concorrendo aos cargos públicos. Conforme os dados, quase nove mil candidatos (51,68%) se identificam como pretos ou pardos, enquanto 47,62% são brancos.
No Sul Fluminense, diversas cidades se destacam pela pluralidade de perfis entre os candidatos, com reflexos importantes. O Grupo Pançardes de Comunicação – responsável pelos jornais A Voz da Cidade e Diário do Vale – realizou um levantamento em 21 cidades da região Sul Fluminense e Costa Verde, que inclui: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paraty, Quatis, Paty do Alferes, Piraí, Pinheiral, Porto Real, Rio Claro, Rio das Flores, Resende, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
Dos dados levantados, as cidades comportam um total de 4.109 candidaturas registradas, com uma predominância de 2.165 (52,69%) de pessoas brancas. No entanto, um número relativo de candidatos se identifica como pretos e pardos, totalizando 1.917 candidaturas, o que representa 46,65% do total. Desses, 1.213 (29,52%) se declaram pardos e 704 (17,13%) como pretos, mostrando a força e a relevância dessa representatividade. Os demais grupos, como amarelos (0,32%), indígenas (0,17%) e pessoas que optaram por não informar (0,17%), desempenham um papel coadjuvante nas estatísticas.
O cenário evidencia um avanço na diversidade política do Sul Fluminense, refletindo a crescente demanda por uma representação mais inclusiva.