RESENDE
A localidade da Serrinha do Alambari, na zona rural, poderá ser contemplada com uma creche. O vereador Nélson Diniz (União Brasil) teve indicação aprovada pelo Plenário, reiterando solicitação feita à Prefeitura de Resende de que seja implantada uma unidade escolar na localidade.
Segundo o vereador Nelsinho, como é mais conhecido, uma creche na Serrinha proporcionará às crianças da localidade um ambiente de estabilidade e segurança afetiva, próprio ao desenvolvimento global e harmonioso de todas as suas capacidades. “A implantação da unidade escolar vai colaborar com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo de cada criança, gerando respeito as características individuais em cada uma delas, estimulando comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas”, argumentou o parlamentar. Ele ainda disse que a creche vai contribuir também para uma boa integração no meio físico e social das crianças. “Uma unidade de educação no local vai proporcionar a criança a oportunidade de observar e compreender o que se passa à sua volta de forma a participar de maneira mais adequada, desenvolvendo capacidades de experimentação, comunicação e criatividade, além de incentivar a participação das famílias no processo educativo”, destacou o vereador.
LIXEIRAS NA CAPELINHAS
A instalação de lixeiras públicas nas ruas da Capelinha, na região serrana de Resende, foi pedida pelo vereador Nélson Diniz. Ao justificar o pedido, o vereador que para buscar uma qualidade de vida melhor, a limpeza pública e coleta de lixo são serviços complementares ao de manejo de resíduos, devido às funções operacionais que visam preservar as cidades, higienizar os espaços públicos e mitigar os impactos ambientais. Ele destaca que a conscientização e o trabalho coletivo da população em conjunto com os órgãos governamentais, não só estabelece novos projetos, soluções e legislações, como também, prova a importância da gestão e dos servidores públicos de limpeza pública e coleta de lixo. “Neste sentido que se insere a instalação de lixeiras públicas nas ruas da Capelinha. O descarte inadequado de resíduos pode resultar em diversos problemas, como a proliferação de insetos e roedores, o entupimento de bueiros e a contaminação do solo e da água. Além disso, o lixo espalhado pelas ruas e praças cria um ambiente desagradável e pouco acolhedor para todos”, explica o parlamentar.