BARRA MANSA/PORTUGAL
O ciclista barra-mansense Guilherme Lino, da equipe Landeiro/KTM/Matias & Araújo, é o primeiro a vestir a camisa amarela da Volta a Portugal de Juniores, ao vencer, nesta quinta-feira, dia 29, a etapa inaugural de 96,3 quilômetros, entre Celorico da Beira e Almeida, em Portugal. Essa foi a primeira das quatro etapas da volta.
A etapa foi marcada por subidas e descidas, vento forte e temperaturas em torno dos 30 graus, o que fez com que muitos dos candidatos ao título final seguissem o antigo ditado português: “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”.
As primeiras movimentações começaram após cerca de dez quilômetros, e, ao quilômetro 20, já havia uma fuga formada por 14 ciclistas, incluindo vários favoritos à vitória.
Na decisão da etapa, um sprint em subida, Guilherme Lino, campeão panamericano de juniores, mostrou sua força. Enrique Maranchón (Picusa Academy), vencedor da Volta a Loulé de Juniores, ficou em segundo lugar, e o neerlandês Jurgen Zomermaand (Willebrord Wil Vooruit) completou o pódio.
Guilherme, conhecido em Barra Mansa como Katraquinha, comentou sobre a dura prova. “Foi uma etapa atacada desde muito cedo. Vi que alguns dos favoritos estavam escapando e também fui. Fiz o meu trabalho com a ajuda de toda a equipe. O objetivo é manter a camisa amarela até o final, e estou confiante de que vou conseguir”, afirmou Katraquinha.
O ciclista brasileiro, já vencedor da Taça de Portugal nesta temporada, lidera a classificação geral com seis segundos de vantagem sobre Maranchón e dez segundos à frente de Zomermaand. Além da classificação individual, Guilherme Lino lidera a pontuação geral. Enrique Maranchón é o melhor júnior de primeiro ano, e Jurgen Zomermaand é o líder da classificação de montanha. Na classificação por equipes, a Landeiro/KTM/Matias & Araújo ocupa a primeira posição.
A segunda etapa será disputada nesta sexta-feira, com início em Trancoso, às 12h30min, e término em Mêda, por volta das 15h25min, após percorridos 107,2 quilômetros. A chegada coincide com uma forte subida, prometendo mais um dia de batalhas entre os ciclistas pela camisa amarela.