Içadas as primeiras vigas da nova alça de acesso do Viaduto Heitor Leite Franco, em Volta Redonda

Obra faz parte do Plano de Mobilidade Urbana do município, realizado em parceria com o Estado

Por Tânia Cruz
içadas as primeiras vigas da nova alça de acesso do viaduto heitor leite franco, em volta redonda cris oliveira

VOLTA REDONDA
A construção da alça de acesso do Viaduto Heitor Leite Franco, no bairro Aterrado, em Volta Redonda, avançou nesta sexta-feira, dia 23, com o içamento das primeiras vigas metálicas que vão sustentar a pista de rodagem dos veículos. A intervenção, que visa desafogar o trânsito na localidade, faz parte da série de obras de engenharia do Plano de Mobilidade Urbana do município, executado em parceria com o Governo do Estado, com cerca de R$ 140 milhões em investimentos.
De acordo com a empreiteira responsável pela obra, foram içadas três vigas sobre os primeiros pilares instalados no canteiro central da Rua Mário Cesar Di Biase, a Avenida do Canal. E as primeiras vigas de concreto armado para travamento das paredes da rampa de descida têm previsão para serem executadas na próxima sexta-feira.
VIADUTO ENTRE VOLDAC E NITERÓI
A construção do novo viaduto entre os bairros Voldac e Niterói também segue avançando. Já foram finalizadas as concretagens das pistas da rampa de acesso e do vão central (faltando apenas o guarda-roda), e as equipes estão preparando para concretar a pista de descida; e o escoramento para a laje da pista de rolamento do quinto vão, próximo ao Batalhão de Polícia Militar. Ainda segundo a empresa, as vigas metálicas para o quarto vão do viaduto devem ser entregues na próxima semana; e as do segundo vão, na semana seguinte.
Além do acesso ao bairro Niterói, o novo viaduto, depois de pronto, vai melhorar também a fluidez para quem deixa ou segue para os bairros Retiro e Voldac, além de a nova construção permitir o aumento da velocidade no cruzamento entre as avenidas Sávio Gama e Nossa Senhora do Amparo.
Em relação à construção da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que vai ligar os bairros Aero Clube e Aterrado, a empreiteira informou que logo será concretado o segundo bloco de fundação, junto à viga entre os pilares de sustentação da ponte, na área do bairro Aero Clube. A empresa informou ainda que já foi autorizado pelo Governo do Estado o início das fundações no leito do Rio Paraíba do Sul, e as equipes já começaram a mobilização do equipamento náutico.
18 PILARES DE SUSTENTAÇÃO
Em toda a extensão da ponte serão erguidos 18 pilares de sustentação. Ela vai ligar o Aterrado (Fórum) até o bairro Aero Clube (Kartódromo), dando novo acesso a quem vai pegar a Radial Leste ou quem pretende ir no sentido Retiro e outros bairros adjacentes. O objetivo principal é desafogar o trânsito na parte central e comercial do bairro Aterrado, ponto de passagem de grande volume para quem cruza a cidade.
Além da ponte, do viaduto e da alça de acesso, o Plano de Mobilidade Urbana envolve ainda a construção de um novo viaduto que vai ligar o bairro Jardim Amália (próximo ao antigo Casarão) ao Aterrado, na Avenida da Integração, podendo seguir desse ponto para a futura ponte próxima ao Fórum; e outras intervenções em andamento, como as obras para adequação de calçadas, muitas delas já concluídas, construção de ciclovias e instalação de lâmpadas de LED.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos