VOLTA REDONDA
O Partido Progressistas, PP, do atual prefeito Antonio Francisco Neto, candidato à reeleição, fez uma reclamação judicial – que foi aceita pela 131ª Zona Eleitoral – contra o candidato do Novo, Mauro Campos. A alegação é a de que Mauro Campos estaria fazendo propaganda negativa na internet contra Neto. A decisão saiu nesta terça-feira, 20.
À Justiça Eleitoral, o PP pediu que Mauro retire do ar 13 postagens nas redes sociais, sob pena de multa diária se não cumprir a determinação. O partido afirma que as publicações de Mauro não estão promovendo sua candidatura, mas atacando a imagem de Neto, o que poderia prejudicar a eleição. A legislação proíbe o uso de propaganda negativa, e as provas apresentadas mostram – de acordo com a 131ª Zona Eleitoral de Volta Redonda – que as publicações de Mauro têm o objetivo de desmerecer o atual prefeito.
Como as postagens podem desestabilizar o processo eleitoral, o juiz Roberto Henrique dos Reis decidiu que Mauro deve remover as publicações em 24 horas, sob pena de uma multa de R$ 5 mil por dia se não o fizer. Mauro também foi notificado para apresentar sua defesa em 48 horas. Caso ele não responda, o Facebook terá que remover as postagens em 24 horas. Além disso, Mauro pode enfrentar multas por sua conduta e pela quantidade de postagens irregulares.
O candidato do Novo foi procurado pelo Caderno de Eleições do Grupo Pançardes de Comunicação. Ele afirmou que em nenhum momento falou do nome do prefeito em exercício. “Estou falando da administração, se um partido de oposição não puder apresentar os desmandos da cidade, é melhor não ter eleição. Vou recorrer da decisão”, disse, completando que analisará com seus advogados se vai precisar retirar as postagens. “Não posso ser prejudicado por uma interpretação errônea”, apontou.