Antonio Furtado quer priorizar soluções para problema de falta de água em Barra do Piraí

Por Carol Macedo
whatsapp image 2024 08 19 at 19.11.42

BARRA DO PIRAÍ
A falta de água em diversos bairros de Barra do Piraí, onde o abastecimento irregular pode durar até três ou quatro meses, é uma das prioridades de Antonio Furtado (União Brasil), candidatura a prefeito. O delegado tem visitado as áreas mais afetadas, como o Morro da Caixa D’água, Oficinas Velhas e o distrito da Califórnia, onde a situação é especialmente grave nas partes mais altas, obrigando os moradores a depender de caminhões-pipa para obter água potável.

Em busca de soluções, Furtado se reuniu com Paulo Cesar Souza, diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Volta Redonda, para discutir a viabilidade de aplicar o modelo de gestão utilizado na cidade em Barra do Piraí. A proposta envolve a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no distrito da Califórnia, que captaria água do Rio Paraíba do Sul. Essa água seria então bombeada para um reservatório localizado no Bairro de Fátima e, a partir daí, distribuída para todas as residências utilizando a tubulação já existente.

Para Furtado, essa seria a solução mais rápida e econômica para resolver o problema não apenas do distrito da Califórnia, mas também de outras áreas da cidade. Ele destacou que a privatização da água vem sendo discutida há anos, mas enfrenta dificuldades devido a críticas do Ministério Público e do Tribunal de Contas aos contratos e editais de licitação.

O candidato também enfatizou a importância de investir na qualificação do Saae de Barra do Piraí, contratando uma empresa especializada para capacitar funcionários e adquirir peças e bombas adequadas. Segundo Furtado, é essencial encontrar uma solução eficaz e viável para os moradores de Barra do Piraí, muitos dos quais já pagam por um serviço de abastecimento de água que não recebem. “Temos que arrumar uma solução que seja eficaz e viável para os barrenses. Tenho informações que quando se contrata um serviço privatizado para abastecimento de água, a conta chega a aumentar 100% no valor, o que para a maioria seria inviável. Queremos levar água de qualidade para o morador, que já paga por um serviço que não tem”, explicou Furtado.

Ele finalizou afirmando que o problema tem solução, e que a população de Barra do Piraí pode acreditar que é possível consumir água de qualidade na cidade. Sob sua gestão, Furtado garante que esse desafio será uma das prioridades, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos barrenses.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos