RESENDE
O presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Ritton (PP) teve aprovado, pelo Plenário, uma indicação sugerindo a Prefeitura de Resende a implantação de protocolo que estabelece gestão de crise no enfrentamento de doenças sazonais no município. A proposta foi oficializada ao prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Ao justificar a proposta, Sandro explicou que doenças sazonais são aquelas que tem uma tendência maior de acontecer em determinada época do ano, de acordo com as mudanças de estações climáticas. Ele argumentou que o objetivo é a implementação de medidas preventivas e preparatórias para enfrentar doenças que ocorrem em determinados períodos do ano, garantindo uma resposta mais eficaz e rápida da rede pública de saúde. “A presente Indicação tem por objetivo de facilitar a gestão da saúde no município, seja em qualquer época do ano, com doenças graves ou mais brandas, como dengue, rinite, asma ou gripe, mas que têm como característica comum o pico de casos em períodos já conhecidos. Desta forma, o Poder Público poderá adotar diversas medidas, incluindo a aquisição de vacinas, repelentes, testes rápidos, a instalação de tendas ou hospitais de campanha para atendimento da população afetada, entre outras”, disse o vereador.
CAMPANHA PERMANENTE CONTRA HEPATITES
Uma Campanha Permanente de Conscientização e Prevenção às Hepatites Virais foi solicitada pelo vereador Sandro Ritton.
Segundo Sandro, a indicação tem como objetivo alertar a população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais, doenças que muitas vezes são silenciosas, mas que podem causar sérios danos ao fígado e à saúde geral.-