Olimpíada Brasileira de Robótica vai ser realizada em Volta Redonda no próximo dia 24

Maior evento do tipo na América Latina, a competição científica contará com modalidades práticas de resgate e artística

Por Tânia Cruz
olimpíada brasileira de robótica vai ser realizada em vota redonda no próximo dia 24 divulgação secom pmvr

VOLTA REDONDA
No próximo dia 24 a cidade de Volta Redonda volta a sediar a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – olimpíada científica e maior evento de robótica da América Latina, reunindo jovens de todo o Brasil, com idade entre 6 e 19 anos. Na ocasião, o teatro do Colégio João XXIII, da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) sediará a etapa prática da competição, apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além de outras instituições e empresas.
Atuando como coordenador regional da OBR e como professor orientador da equipe de robótica do Colégio João XXIII, Frederico Pitassi comenta que a modalidade teórica da olimpíada, que envolveu participantes de todo o país, aconteceu nesta semana, e a equipe do colégio também participou. A próxima etapa, a prática, no dia 24, contará com duas modalidades: Robótica de Resgate e Robótica Artística, sendo esta última uma novidade na olimpíada. “Tem a robótica de resgate, na qual participarão 63 equipes inscritas, e a Robótica Artística. É a primeira vez que essa modalidade será apresentada durante a Olimpíada Brasileira de Robótica. Volta Redonda é a única cidade do estado que vai ter a modalidade artística, e nós estamos com 40 equipes inscritas. Ou seja, serão 103 equipes no total, sendo as 63 de robótica de resgate atuando nas quadras do colégio; e as 40 de robótica artística no teatro da unidade. Esse evento gratuito começa às 7 horas da manhã e vai até às 18h”, explica o professor Frederico Pitassi.
Participarão da OBR em Volta Redonda equipes da própria cidade, além de municípios como Barra Mansa, Barra do Piraí, Piraí, Angra dos Reis, Petrópolis, Teresópolis e Rio de Janeiro. O professor destaca ainda que somente a modalidade prática de resgate contabilizou mais de 200 mil inscrições pelo Brasil, e o evento em Volta Redonda será classificatório para a final da etapa estadual, que acontecerá em Cabo Frio, na Região dos Lagos. “Na modalidade artística, a gente já vai classificar dez equipes para irem direto para o campeonato nacional em Goiânia (GO), que acontece entre os dias 11 e 18 de novembro”, completou o professor da Fevre.
OUTRAS ATIVIDADES
O evento contará ainda com outras atividades em paralelo, como apresentações de aeromodelismo, planetário com sete metros de altura, apresentações de trabalhos, óculos de realidade virtual, oficinas de braço robótico e de robótica submarina, além de outra de fotografia, entre outras.
O diretor-presidente da Fevre, Caio Pinheiro Texeira, falou sobre a importância de Volta Redonda voltar a sediar uma etapa da OBR, destacando o trabalho de aliar a tecnologia à educação. “Projetos como as aulas de robótica e outras iniciativas como essa são fundamentais para incentivar a participação dos alunos e melhorar a qualidade do ensino em nossa cidade. A Olimpíada Brasileira de Robótica em Volta Redonda também será uma ótima oportunidade para nossos jovens se integrarem, trocarem experiências com participantes de outros municípios”, finalizou Caio.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos