>
728x90 vacina (1)

Pré-candidatos à prefeitura participam do Painel Eleitoral 2024 na OAB-VR

Evento aconteceu na noite desta quarta-feira, na sede da entidade no bairro Aterrado

Por Andre
Pré-candidatos à prefeitura participam do Painel Eleitoral 2024 na OAB-VR
bnr am aniv resende 970x150

VOLTA REDONDA
Dos sete pré-candidatos à Prefeitura de Volta Redonda, seis participaram na noite desta quarta-feira, dia 14, do Painel Eleições 2024 promovido pela Ordem dos Advogados de Volta Redonda (OAB-VR, em parceria com o Movimento Pela Ética na Política (MEP). O atual prefeito, que é também pré-candidato, foi convidado, mas não compareceu. O painel, com quatro blocos e três intervalos, teve como mediadora a jornalista Aline Franco e participação da imprensa local.
O evento, que foi aberto pela presidente da OAB-VR, Carolina Patitucci, aconteceu na sede da instituição, no bairro Aterrado, com a presença de representantes de entidades sociais diversas, pré-candidatos a vereadores, assessores dos pré-candidatos, representações da Justiça Eleitoral e das Polícias Civil e Militar.
No primeiro bloco, os pré-candidatos, por ordem alfabética, Arimathéa (PSB), Jamaica (PCO), Maicon (PSTU), Mauro Campo (Novo), Habibe (PT) e Samuca (PSDB) tiveram tempo de dois minutos cada para a apresentação de tema livre. Na sequência, uma entidade presente, a través de sorteio fez pergunta de algum tema ao candidato também sorteado. No terceiro bloco, jornalistas sorteados perguntaram ao pré-candidato sorteado, também tema livre. Para encerrar, cada candidato teve tempo para responder uma pergunta enviada pelos telespectadores e selecionada pela comissão do evento. Foram temas como transporte público, economia, saúde, habitação, políticas públicas para moradores em situação de rua e outros. O painel foi transmitido ao vivo através do YouTube.
PAINEL ABRE POSSIBILIDADES DE NOVAS INICIATIVAS
O coordenador do MEP, José Maria da Silva, o Zezinho, declarou que o painel foi proveitoso. Disse que, primeiro tem que agradecer a Justiça Eleitoral, atenta na valorização da iniciativa e a presença dos seis pré- candidatos. “Também as entidades sociais e os jornalistas com perguntas atualíssimas, bem com as questões pontuadas no chat. Tudo fez mostrar a potência participativa de Volta Redonda no https://www.youtube.com/live/WxpRuutzeBE, que teve perto de 5 mil acessos”, declarou, ressaltando que a outra boa notícia é que algumas entidades manifestaram interesse de organizarem iniciativas semelhantes. “Agradecemos a OAB-VR e a equipe pela parceria”, completou.
TEMAS DIVERSOS
Durante o painel, todos os pré-candidatos presentes puderam expor um pouco de seus projetos de governo através de perguntas das entidades presentes, dos telespectadores que acompanharam o evento através do canal oficial da OAB_VR, YouTube e também dos jornalistas. Os pré-candidatos agradeceram a OAB-VR e MEP pela iniciativa, as pessoas presentes e as que acompanharam o evento através do YouTube, como os outros pré-candidatos. Eles destacaram ainda a importância de eventos como esse para que a população possa conhecer um pouco dos projetos de governo de cada um.
Arimathéa, em uma de suas falas, declarou que está pensando na cidade. Lembrou que, nascido e criado no bairro Eucaliptal, aos 54 anos reside no bairro Sessenta. Informou também que há 32 anos é professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), antigo Colégio Agrícola de Pinheiral. Lembrou que em Pinheiral teve outra experiência, a de ser prefeito. “Lá fui convidado pelos partidos progressistas da cidade a ser candidato a prefeito naquela cidade e lá emprestei meu trabalho, minha experiência e vontade para ajudar a população. Agora eu tenho a expectativa de trazer para Volta Redonda, a minha cidade, aonde eu vivo com minha família, toda essa experiência adquirida lá”, disse.
Maicon, que servidor público, foi outro que também teve a oportunidade de apresentar suas ideias de como governar Volta Redonda. Declarou que os debates nesse momento tão importante da democracia são importantes. “Minha luta é marcada por anos nas trincheiras dos trabalhadores e nos últimos quatro anos marcada pela incansável luta com moradia, pelo direito básico. “Em Volta Redonda, no último ano, a gente tem um presente na batalha dentro do Conselho do Furban onde tive a experiência dentro da máquina pública. De como o sistema só favorece os milionários. Lá dentro a gente pode ver que é uma autarquia que é vantajada pela luta das famílias e é utilizada para fazer jardins no centro da cidade, mas não faz um método quadrado de asfalto na periferia da cidade e um programa para colocar os trabalhadores, pois nós não temos espaço nessa política. Aqui é um exemplo claro, somente três batem ponto”, lembrou.
Samuca, que já foi prefeito de Volta Redonda, destacou sobre as dificuldades que teve em sua gestão por causa da pandemia da Covid, mas mesmo assim de muitas realizações nas áreas da Educação, Saúde e principalmente no Transporte Público com a criação do Tarifa Zero. Disse que agora volta com muito mais vontade de trabalhar e que, com certeza irá interferir na concessão do transporte. Prometeu expandir o Tarifa Zero para outros bairros. Na Educação, queixou-se que o ensino de Libras, que em sua gestão era presente, agora sumiu das salas de aula. Falou sobre transformar o Cais do Conforto, ainda em obra, em UPA com atendimento pediátrico. “Acho um absurdo as unidades da cidade não ter pediatra. Quem precisa tem que ir ao Hospital do Retiro”, destacou, lembrando que, em relação às OSs que não deram certo na administração dos hospitais do Retiro e São João Batista, em sua gestão, Samuca admitiu ter sido um erro, mas que já tem novos projetos.
Habibe, ao responder uma pergunta do telespectador sobre vagas em berçário, em Volta Redonda, visto ser uma cidade muito grande para a quantidade de creches que atendem berçário integral, disse que, entendendo que, atualmente, a mulher tem um papel fundamental na sustentação do lar, na participação da economia, no desenvolvimento de qualquer espaço social, tem que contara com um espaço correto e adequado integral para que essa mãe possa deixar o seu filho e não seja filho da vó, ou seja abandonado, e com um vizinho que cobra sempre R$ 200 para cuidar da criança. “É fundamental criar esse espaço. A gente assiste há muitos anos a sensibilidade do poder público no sentido de garantir esse direito à mãe. São direitos básicos que estão sendo retirados como escola para as crianças, creches, exames, escolas em horário integral, alimentação das crianças. Tenho projeto atender essa demanda. Temos que mudar essa cidade que não pode continuar sendo a cidade da ilusão. Qualquer um de nós aqui tem propostas para mudar e nós temos que estudá-las, entender o que a gente tem que fazer daqui para frente”, frisou o pré-candidato.
Mauro Campos, empresário que veio para a cidade de Volta Redonda ainda menino com os pais, onde construiu família e a vida profissional. Disse que o propósito dessa pré-candidatura é exatamente três lemas: a esperança para acreditar que Volta Redonda tem um futuro muito melhor, a fé em Deus para persistir e não desistir e o diálogo. Declarou que tem um planejamento com um projeto estruturado para alavancar a cidade em todos os setores. “O que depender de experiência de vida é isso que me incentivou e também ver que é possível fazer o governo sem confusão e com todas as contas aprovadas. Para isso tem que ter transparência”, falou. Ressaltou ainda que, em relação à criação de espaços para os jovens, apoia a inovação tecnológica e empreendedorismo entre os jovens. “Temos programa com foco na inovação e digitalização. Podemos fazer uma consultoria e trazer essa experiência vitoriosa do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT), que conheci, para Volta Redonda. Este é um dos pontos fundamentais da nossa plataforma de governo”, explicou.
Jamaica , que é metalúrgico, declarou que este ano é a opção da eleição para prefeito em Volta Redonda. Disse que, como trabalhador sente na pele as falhas em todos os setores da prefeitura, como a situação do transporte público e das empresas responsáveis pelo. Informou que trabalhou em uma empresa de ônibus e que hoje tem vários motoristas doentes por atuarem em duas funções, depois que acabaram com a função de cobradores. “É um perigo a dupla função do motorista. Muitos estão encostados por excesso de trabalho. Tem ainda a precariedade do transporte público em nossa cidade que afeta milhares de pessoas, principalmente trabalhadores e estudantes”, relatou o pré-candidato, lembrando que a prefeitura pode fazer muito para melhor isso, como chamar as empresas para conversar e alertar para que se não melhorar o transporte da cidade outras empresas serão contratadas.
“Por esses e outros problemas, queremos ser o melhor prefeito dessa cidade. Vi a cidade crescer e também estou vendo ela desaparecer. Deixamos nosso suor na CSN e vemos nosso salário desaparecer por causa dessa burguesia que se instalou em Volta Redonda. Antes o povo andava de cabeça erguida e hoje povo está de cabeça baixa. Os governos passados destruíram todos os nossos direitos adquiridos com muita luta e suor”, completou Jamaica.


O evento foi transmitido ao vivo através do canal oficial da OAB_VR, YouTube.

você pode gostar

Deixe um comentário

eleicoes2024,voltaredonda,oab-vr,debate,paineleleitoral

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos