>
a voz da cidade 970 x 150 px

Atendimento gratuito para procedimentos ginecológicos reduz fila em Resende

Por Carlos Henrique
bnr am aniv barra mansa 970x150

RESENDE

 

Buscando eliminar a fila de espera para exames e cirurgias de histeroscopia, procedimento ginecológico que identifica e permite corrigir anomalias do aparelho reprodutor feminino, a Secretaria de Saúde vem promovendo atendimento contínuo às mulheres na Santa Casa de Misericórdia.  Segundo informou a secretaria, em 2017, foram realizados 149 exames de histeroscopia diagnóstica e 30 cirurgias. Este ano, apenas no período de janeiro a maio, já foram feitos 39 diagnósticos com vídeohisteroscopia e 17 operações – 10 delas apenas no último sábado, dia 5.  Com este reforço no atendimento, a Secretaria garante que pôs um ponto final na espera de quem aguardava pelo procedimento.

O sucesso nesse atendimento é comemorado pela administração municipal que destaca que mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas nos últimos anos, Resende está entre os poucos municípios do Estado que continuam a oferecer, de forma gratuita, o exames e as cirurgias.

O médico responsável pelo procedimento, Gustavo Rodrigues, explica que uma das grandes vantagens da cirurgia histeroscópica é o fato de ela ser pouco invasiva, reduzindo assim o tempo de permanência das pacientes no hospital. Ela é realizada em centro cirúrgico e com anestesia, diferente do exame que acontece no ambulatório ou no consultório médico, é indicada para retirar pólipos uterinos e miomas, além de corrigir malformações da cavidade do útero, entre outras anomalias que podem atrapalhar ou impedir a mulher de engravidar. “Na histeroscopia cirúrgica, se tudo ocorrer bem, não é necessária nem a internação da paciente e o procedimento é feito em cerca de 15 minutos, sem cortes, suturas ou cicatrizes, esclarece Rodrigues, especialista em endoscopia ginecológica, acrescentando que na parte diagnóstica, há o exame de histeroscopia, que serve para investigar a cavidade uterina, podendo identificar alterações como pólipos, miomas e malformações do útero. “Este exame também é rápido e pode ser feito no consultório”, revela.


A Santa Casa de Resende é uma das unidades médicas de atendimento às mulheres – Ascom Resende

Os atendimentos são prestados na Nova Santa Casa de Misericórdia, na Casa da Mulher e também na APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Resende).

O EXAME

 A vídeohisteroscopia permite a visualização interna do útero, permitindo ao médico observar as causas de sangramentos uterinos anormais e dores pélvicas, além de alterações já verificadas em ultrassonografias e preventivos. O exame, solicitado pelo médico ginecologista, geralmente é indicado para mulheres com mais de 45 anos.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos