Barra do Piraí realiza palestra com reflexões pelos 18 anos da Lei Maria da Penha

O evento foi promovido pela da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres

Por Roze Martins
b71b974b 976d 4b43 a80a 05cf824856d8

BARRA DO PIRAÍ

A Prefeitura de Barra do Piraí realizou nesta terça-feira, dia 13, pelo aniversário de 18 anos da Lei Maria Penha (7 de agosto) em um evento no Centro Cultural Rosemar Pimentel que reuniu autoridades locais e especialistas para debater os desafios e avanços na luta contra a violência doméstica. A lei, reconhecida internacionalmente como um marco na proteção das mulheres, foi criada em 2006 e, desde então, tem desempenhado um papel crucial na prevenção e combate a esse tipo de violência no Brasil.

O evento, promovido pela da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher (SPPM) e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Condim,) destacou a importância da lei, especialmente no estado do Rio de Janeiro, onde os números ainda são alarmantes. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), só no primeiro semestre de 2024, o estado registrou mais de 30 mil casos de violência doméstica. Esses números reforçam a necessidade de políticas públicas efetivas e de uma rede de apoio fortalecida para as mulheres vítimas de violência.

Em sua fala durante o evento, a subsecretária de Políticas Públicas para a Mulher, Tatiana de Carvalho, abordou os desafios atuais e as estratégias adotadas pelo município para enfrentar o problema. “Nosso foco é garantir que todas as mulheres de Barra do Piraí tenham acesso a um atendimento digno e eficiente. Estamos ampliando nossas ações de conscientização e intensificando nossa rede de apoio com as autoridades para que possamos combater essa violência de forma mais eficaz”.

A celebração dos 18 anos da Lei Maria da Penha em Barra do Piraí foi um momento de reflexão sobre os avanços conquistados e um chamado à ação contínua para enfrentar os desafios que persistem. Dessa forma, o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, ressaltou a importância de não apenas comemorar os avanços, mas também de continuar trabalhando arduamente para erradicar todos os tipos de violência contra a mulher.

“A Lei Maria da Penha foi um passo crucial, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. Em Barra do Piraí, estamos comprometidos em fortalecer as práticas de prevenção e oferecer todo o suporte necessário para que as mulheres da nossa cidade possam viver sem medo”, finaliza o prefeito.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos