BARRA DO PIRAÍ/EUA
Tonimar Ferreira da Silva, de 28 anos, técnico de futebol barrense, está expandindo sua carreira internacionalmente após uma trajetória na região Sul Fluminense. Ele atuou dentro dos gramados até os 19 anos, jogando no Sub-20 do Barra Mansa FC e, após decidir seguir como treinador, cursou Educação Física e obteve as Licenças C e B da CBF Academy, cursando atualmente a Licença A, que o credencia para treinar equipes profissionais.
Ele iniciou sua carreira como treinador nas categorias de base do Royal Sport Club, conquistando o título da Copa Ouro em 2018. Passou pelo EC Rio São Paulo FC, e pela Roma Academy, em Volta Redonda, antes de dirigir o Barra do Piraí e, em 2022, o Resende Futebol Clube, levando a equipe à Série Ouro do Campeonato Estadual.
No ano de 2023, trabalhou como coordenador técnico na PSG Academy e, depois, no Boston City FC, onde foi promovido a técnico do Sub-17.
Na última segunda-feira, dia 12, Tonimar assumiu o comandando o Byron Youth Soccer Association (Bysa) em Minnesota, nos Estados Unidos.
Em entrevista ao A VOZ DA CIDADE, ele compartilhou suas principais metas para a sequência da sua carreira de treinador. “Meu objetivo é trazer o futebol brasileiro para os americanos. Eles têm muito interesse em aprender e melhorar no futebol, e olham para os brasileiros com respeito. Ao mesmo tempo, estou aprendendo novas culturas e melhorando meu inglês”, pontuou o barrense, completando que fica no clube até o mês de outubro, que é o fim da temporada que tem início em setembro por conta do clima.
Ele ainda destacou que busca, dentro do futebol de base formar bons cidadãos. “Quando penso em base, meu foco está em formar, primeiramente grandes seres humanos e, em segundo lugar, atletas de alto nível. Meu objetivo nas competições é montar uma equipe forte e competitiva para buscar a melhor colocação possível. Sonho em treinar equipes da série A/B no Brasil e também vejo grande potencial fora do Brasil. Continuo estudando e me preparando intensamente para alcançar meus objetivos. Sou grato ao futebol por tudo que vivi até agora e sigo acreditando que estou no caminho certo. Deus está sempre no controle’, destacou o treinador do Bysa.