VOLTA REDONDA
Dedicado a celebrar o violoncelo em suas múltiplas expressões, o Festival Internacional Rio Cello comemora sua trigésima edição em 2024 – e a festa terá início em Volta Redonda. A abertura oficial do evento, que terá seu encerramento no dia 19 e com todas as apresentações gratuitas, acontece nesta quarta-feira, dia 7, às 19 horas, na sede do projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’, na Avenida Graham Bell, 89 – Vila Mury, o local recebeu, nesta terça-feira, dia 6, uma série de masterclasses com o regente David Ashbridge; o violoncelista David Chew; o violinista Haroutune Bedeli; o violista Russell Guyver; e o saxofonista e compositor Blas Rivera.
ABERTURA COM RECITAL
A abertura em Volta Redonda será com um recital de câmara com a dupla Blas & Chew (Blas Rivera no saxofone/piano e David Chew no violoncelo); Haroutune Bedelian (violino); Lorna Griffit (piano); London Music Club piano and quartet; e a contralto Daniela Mesquita. No programa, obras de Beethoven, Schumann, Villa-Lobos e Bizet.
Na quinta-feira, dia 8, às 19h30min, o Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior (ao lado do Colégio Getúlio Vargas, na Rua 154, no Laranjal) será palco da apresentação da Orquestra de Cordas de Volta Redonda. Sob regência da maestrina Sarah Higino, a orquestra terá como convidados Haroutune Bedelian, Russell Guyver, David Chew, Blas Rivera e David Ashbridge. Eles vão interpretar obras de compositores como Elgar, Vaughan Williams, Villa-Lobos, Bizet e Rivera.
A Orquestra de Cordas de Volta Redonda também vai se apresentar no Rio de Janeiro no próximo sábado (10), às 15h, no Teatro Odylo Costa Filho, no campus da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), ao lado de solistas do Rio Cello.
APRESENTAÇÕES DE ARTISTAS BRASILEIROS
Além das atrações já citadas, o Festival Internacional Rio Cello terá apresentações de nomes como os artistas brasileiros Mauro Senise, Gilson Peranzzetta, Thiago Wolf, OSB Jovem, Juliana Franco e Marina Cyrino, entre outros. Na parte internacional, confirmaram presença – entre outros – os cellisas Lars Hoefs e Dave Haughey (EUA), o Quarteto da Universidade de Manitoba (Canadá) e os inidianos Pandit Shubhendra Rao e Saskia-Rao Haas. Já o Cello Dance, vertente de dança do festival, terá grandes nomes da área, como a Cia. de Dança Marcia Milhazes.
Os concertos, espetáculos de dança, exposições, masterclasses e workshops programados para a capital fluminense serão realizados em espaços culturais como a Cidade das Artes, Museu da República, Teatros Noel Rosa e Odylo Costa Filho (Uerj), além do Consulado Geral de Portugal. Nas 29 edições anteriores, o Rio Cello teve mais de 1,5 milhão de espectadores, reuniu 12 mil músicos, realizou 900 concertos, 650 horas de workshops e masterclasses.