RESENDE
Durante uma operação, agentes da 89ª Delegacia de Polícia Civil, coordenados pelo delegado titular, Michel Floroschk prenderam, na noite de segunda-feira, dia 29, um homem, de 21 anos. Segundo a Polícia, ele pode ter participado do assassinato do terceiro-sargento da PM, Vanderlei da Silva Pereira, 40 anos, na quinta-feira, dia 25, em um posto de combustíveis, em Itatiaia. A prisão do suspeito aconteceu no Conjunto Habitacional Cidade Alegria, na região da Grande Alegria. Esta foi a terceira prisão relacionada a morte do policial militar. Na sexta-feira, dia 26, a Polícia Militar prendeu três pessoas no bairro Colônia, em Barra Mansa, sendo duas suspeitas de envolvimento no crime.
A Polícia Civil estava fazendo uma operação de monitoramento de membros ligados a facções criminosas em Resende. O homem preso, morava em Magé (RJ) e tem diversas anotações criminais. Durante a investigação, os agentes encontraram diversas fotos dele ostentando armas nas redes sociais. No início da noite, o homem foi preso e levado para a Delegacia de Polícia, onde vai prestar depoimento e depois ser transferido para o sistema prisional do Estado do Rio de Janeiro. “A gente tem três operações com monitoramento de marginais de Resende ligados a facções criminosas. Esse garoto aparece em uma das investigações com uma pessoa que teria participado da morte do PM. Nós fizemos a prisão dele por vinculação a essa organização criminosa. Agora quem vai determinar qual a efetiva participação no crime do PM vai ser a delegacia de Itatiaia”, disse Floroschk.
O homem foi autuado flagrante por associação ao tráfico de drogas.
PRISÃO
Este foi o terceiro suspeito de ter participado do assassinato do policial militar. Na sexta-feira, dia 26, policiais do 28 Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam no Condomínio Novo Horizonte, no bairro Colônia, em Barra Mansa, três pessoas com suspeita de envolvimento na morte do policial militar Vanderlei da Silva Pereira. O trio também é suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas no Novo Horizonte
De acordo com a Polícia Militar, o veículo usado no crime, um Jeep Renegade, teria sido visto no bairro Colônia Santo Antônio um dia antes do crime. O carro foi incendiado pelos suspeitos no bairro Vila Flórida, em Itatiaia.
A prisão dos suspeitos aconteceu após a PM realizar um cerco em uma localidade conhecida do tráfico no bairro. No local, dois homens foram detidos após uma tentativa de fuga. Um dos suspeitos, de 20 anos, entregou as identidades dos outros envolvidos no crime e a residência de um deles, na qual foi encontrada apenas uma jovem de 18 anos, que também foi presa. Na ação, foram apreendidos com os suspeitos, 108 pinos de cocaína; 24 pedras de crack; 41 munições calibre 9 mm; um tablete de maconha e material para embalar drogas.
De acordo com policiais da 99º Delegacia de Polícia (DP), que estão investigando a morte do sargento Vanderlei, as investigações prosseguem para identificar e prender os envolvidos. “Até o momento, todos os detidos negaram a participação no crime, mas estamos dando andamento na apuração para levantar os fatos”, informou um policial, sem mais informações para não atrapalhar as investigações.
CRIME
O terceiro-sargento, Vanderlei da Silva Pereira, 40 anos, era lotado no 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Ele foi executado a tiros na noite de quinta-feira, dia 25 em um posto de combustíveis, na Rodovia Presidente Dutra, KM 324, na pista sentido São Paulo, na Vila Flórida. O crime foi cometido por cinco homens fortemente armados que estavam em um Jeep Renegade, de cor branca. O sepultamento do terceiro-sargento ocorreu no sábado, dia 27, no Cemitério Municipal de Itatiaia. Ele estava de folga quando foi morto.
O crime aconteceu por volta das 20h28 min, quando policiais foram chamados para verificar disparos de arma de fogo em um posto de combustível às margens da Via Dutra, na Vila Flórida. No local, os policiais encontraram o terceiro-sargento caído na calçada do restaurante que fica anexo ao posto, já sem vida. Próximo ao corpo foram encontradas várias cápsulas de fuzil e pistola.
Imagens de câmeras de segurança revelaram que cinco homens usando toucas ninja, vestindo coletes e armados com fuzil desembarcaram de veículo, um deles, fica de guarda próximo ao veículo, enquanto que os outros surpreenderam o policial, desferindo vários disparos contra o sargento. Em seguida, os criminosos saem em disparada com o veículo.
Em diligências, a Polícia Militar encontrou o Jeep Renegade, algumas horas depois do assassinato, incendiado na estrada de acesso ao Jardim Lugano, na Vila Flórida.