BARRA DO PIRAÍ
A Secretaria de Saúde, de Barra do Piraí, deu início a aplicação da vacina antirrábica no município, no último sábado, dia 20. Durante o dia, a campanha promoveu a imunização de 1,9 mil animais, sendo 1570 cães e 330 gatos. A ação foi realizada no distrito da Califórnia, das 8 às 15 horas, e se estenderá por outros locais.
A doença conhecida como raiva acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos por mordidas e, eventualmente, lambidas e arranhões de animais infectados. Por isso, a realização da campanha anual é tão importante, já que a vigilância é um modo de manter o controle do número de casos.
A “Vacinação Itinerante” é destinada aos animais saudáveis com mais de 3 meses, sendo que fêmeas grávidas não devem ser vacinadas. A Secretaria de Saúde reforça que, mesmo se o bichinho não tiver acesso à rua ou contato com outros animais, é essencial manter as vacinas em dia, aplicando-as anualmente.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Barra do Piraí, Irineia Rosa, explica que “a vacina antirrábica é aplicada como forma de prevenção da raiva, uma doença que também pode afetar o ser humano. “O controle que nós temos sobre o vírus, atualmente, muito se deve às campanhas de vacinação. Afinal, somente a vacina pode prevenir o contágio e a transmissão da doença entre animais e humanos”, frisa.
O prefeito Mario Esteves reforça a importância da vacinação pela cidade, visto que é a melhor forma de prevenir e assegurar a saúde dos pets. “O plano é que a equipe esteja visitando os lugares para possibilitar que todos os animais tenham acesso à vacina. A administração municipal já demonstrou algumas vezes ser defensora da causa animal e, por conta disso, é preciso direcionar o foco. Então, façam a sua parte e vacinem seus bichinhos”, disse o chefe do Executivo.