VOLTA REDONDA
A segurança pública de Volta Redonda pode ganhar um reforço com a expansão do monitoramento através das câmeras particulares dos estabelecimentos comerciais. O assunto foi debatido na tarde desta segunda-feira, dia 08, entre o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR), Maycon Abrantes, e o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Barbosa. A reunião, que aconteceu na sede da Aciap-VR, no Aterrado, contou ainda com a presença de representantes do Sicomércio e CDL.
Luiz Henrique ressaltou que a proposta de expansão do monitoramento através das câmeras particulares é de grande importância para a população.
“Sabemos que a Aciap, CDL e Sicomércio são parceiros da segurança pública e existem nesses locais diversas câmeras que podem ser utilizadas pelo poder público, desde que atenda ao interesse público. Se pudermos incorporar ao nosso sistema, vai gerar uma cidade mais segura, com tudo aquilo que a gente puder agregar de valor ao monitoramento. Até porque tudo é visto pelo Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp), onde há policiais militares e guardas municipais, que receberão essas informações para poder agir num curto espaço de tempo, caso venha ocorrer algum tipo de problema”, reiterou o secretário
Presidente da Aciap-VR, Maycon Abrantes salientou que atualmente existem muitas câmeras no projeto Cidade Monitorada e quanto maior for a adesão dos empresários, aumentará a sensação de segurança para toda a população.
“Principalmente para o empresário, que investe e não quer ter um prejuízo, uma surpresa negativa. Essa adesão vai ser muito interessante, principalmente pela prevenção. Sabendo que as câmeras dos estabelecimentos também estão sendo compartilhadas com o poder público inibirá um pouco mais as ações dos delinquentes com furto, roubo, enfim, qualquer prejuízo ao patrimônio participar”, frisou Maycon.
O dirigente adiantou que o próximo passo é levar as informações do projeto aos empresários. “Vamos avançar com isso, fazendo reuniões e convidando os empresários para conhecer um pouco mais desse projeto da prefeitura e fazer com que eles também façam a adesão para poder participar e disponibilizar suas câmeras. Desse modo, teremos uma cidade mais tranquila e mais monitorada”, afirmou.
A reunião contou com a presença da gerente executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Lisandra Storck, do presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio), Levy Moreira de Freitas, e do diretor da Aciap-VR, Dinaldo Santa Rosa.