ITATIAIA
O prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, inaugurou na última quarta-feira, dia 27, o Centro Integrado de Saúde. O espaço, localizado no Centro, passou por reformas e concentra diferentes serviços disponibilizados pela pasta, dentre eles Fisioterapia e Reabilitação, Ambulatório ampliado de Saúde Mental e a ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição). Participaram da solenidade o secretário de Saúde, Guilherme Amaral, a diretora da Saúde Mental, Rita de Cássia Nogueira, a diretora de Fisioterapia, Renata Tinoco, a coordenadora de Nutrição, Bárbara Rodrigues, secretários municipais, vereadores e moradores.
Irineu ressaltou a importância do centro e agradeceu o empenho de sua equipe, que segundo ele não tem medido esforços para levar serviços de qualidade à comunidade. “Vamos continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida das pessoas e melhorar a saúde, um dos principais gargalos de Itatiaia. Creio que os avanços são perceptíveis”, disse.
A diretora de Fisioterapia, Renata Tinoco, destacou que o setor, assim como toda a saúde, vive um novo momento. Segundo ela, a fila de espera, de cerca de 150 pacientes, foi zerada e hoje há disponibilidade de vagas. Renata informou ainda que os aparelhos, que há algum tempo não passavam por manutenção, tiveram verificação corretiva / preventiva e estão em boas condições de funcionamento, e novos equipamentos estão em processo de aquisição
“O espaço, amplo e moderno, vai permitir a ampliação dos serviços, com mais especialidades, como os atendimentos urológicos, ginecológicos, para gestantes e Transtornos do espectro Autista (TEA). Um servidor de carreira recebeu esta capacitação e vamos atender a esses pacientes. Vamos contar também com Educador Físico e Pilates”, pontuou.
Já a diretora da Saúde Mental do município, Rita de Cássia Nogueira, reforçou que o foco do trabalho nos últimos dois anos foi a melhoria da área. Os serviços do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) foram ampliados, houve o acréscimo de médicos e a Residência Terapêutica foi reformulada. “Tínhamos um médico no Caps. Hoje são quatro. Não tínhamos psicólogo infantil. Hoje temos esse profissional. Nosso trabalho buscou corrigir o que não funcionava bem e acredito que atingimos esse objetivo”, diz.
O secretário de Saúde, Guilherme Amaral, destacou que o apoio recebido do governo municipal foi essencial para os avanços no setor. Segundo ele, a entrega do Centro Integrado de Saúde vai propiciar a ampliação do trabalho interno da Fisioterapia, com a implantação de atividades externas, e o Ambulatório ampliado de Saúde Mental vai viabilizar a psicólogos e psiquiatras o acompanhamento clínico a pacientes do SUS, não crônicos, que não são atendidos pelo Caps.
“Com as novas dependências, onde funcionava o setor de Fisioterapia e Reabilitação, na Avenida dos Expedicionários, será instalado o Posto de Saúde da Família do Centro. O novo espaço vai ter sala de Saúde Bucal, com dentista, sala de vacinação e de curativo”, informou.