RESENDE
Operação comandada pelo tenente-coronel Marcelo Brasil, comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM), divulgada hoje, dia 25, e que aconteceu ao longo de cinco dias, resultou na apreensão de mais de 18 câmeras roteadores e vasto material de câmeras de monitoramento em quatro comunidades de Resende. Os equipamentos, que segundo a PM eram utilizados por criminosos para monitorar a presença da equipe e dos próprios moradores, estavam instalados nas redes públicas das ruas. Ninguém foi preso.
A ação teve início após os agentes perceberem que as incursões dos militares estavam apresentando queda, já que os criminosos estavam se dispersando e fugindo dos flagrantes, comunicados pelos responsáveis pelo monitoramento das imagens assim que as equipes dos policiais entravam nos bairros.
Os equipamentos foram encontrados em vários pontos da Fazenda da Barra III, Baixada da Olaria, Paraíso e Grande Alegria. Os aparelhos monitoravam o serviço da Polícia Militar e da população do município, porém após um trabalho de inteligência do 37º batalhão, foram descobertos, retirados das vias públicas e encaminhado para o Ministério Público de Resende, que fará uma investigação aprofundada para identificar os autores do crime.
O comandante do 37° BPM, tenente-coronel Marcelo Brasil, gravou um vídeo comentando a operação. “Todo esse material retirado das ruas de Resende servia para fazer o monitoramento das nossas forças policiais na cidade. Os criminosos acompanhavam os nossos deslocamentos e com isso, conseguiam fugir das nossas ações e das nossas operações”, disse o policial, completando: “O cidadão de Resende também era monitorado por essa organização criminosa, que se utilizava desse material para saber quem estava indo na sua casa, no seu bairro e quem estava falando com ele”, frisou Marcelo Brasil.
O comandante disse também que todo esse material foi recolhido pela PM. “Levamos cinco dias fazendo esse trabalho. Vários são os pontos de dificuldades, pois eles estavam instalados muitas vezes na rede elétrica e em locais altos. Com isso tivemos que fazer trabalho de identificação, monitoramento e remoção desse material. Ele será conduzido para o Ministério Publico de Resende para que sejam identificados os autores pela instalação e também, de quem fazia o acompanhamento dele, ou seja, das imagens”, contou o tenente-coronel.
O comandante Marcelo Brasil finaliza dizendo que ação ocorreu para que a população possa ter mais segurança em seus bairros e dentro de suas casas, contando sempre com a Polícia Militar.