ITATIAIA
Um furgão que saiu de São Paulo em direção a Petrópolis foi retido no Posto de Controle Fiscal de Nhangapi, em Itatiaia, na última terça-feira, dia 11, por agentes da Operação foco. O veículo transportava uma carga de perfumes importados no valor de quase R$ 1,5 milhão com notas fiscais irregulares. A mercadoria foi apresentada à Receita Estadual e multada em quase R$ 2 milhões.
O motorista foi abordado na BR-116, na altura de Barra Mansa, por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal. O homem, de 47 anos, confessou ter usado uma rota clandestina para não pagar o ICMS ao Estado do Rio. Ao identificar a irregularidade fiscal, os agentes escoltaram o veículo ao Posto de Controle Fiscal.
“Essa ação foi mais um exemplo de como a cooperação entre os diversos órgãos de fiscalização pode contribuir para a arrecadação de impostos e o cumprimento da legislação e das obrigações tributárias pelos contribuintes, ao mesmo tempo em que coíbe atividades irregulares”, destacou Elson Caetano dos Santos, superintendente de Fiscalização da Secretaria de Estado de Fazenda.
“Vale ressaltar que a integração entre a Operação Foco, a Secretaria de Fazenda e Polícia Rodoviária Federal vem gerando resultados positivos para o nosso Estado”, afirma o Subsecretário Especial de Controle de Divisas, Coronel Eduardo Vaz Castelano.