>
728x90 vacina (1)

Notas & Notas – 12 de junho de 2024

Por Andre
a voz da cidade
bnr am aniv resende 970x150

BENGALA INTELIGENTE

Foto: Divulgação


Foi realizada nesta segunda-feira, dia 10, uma reunião no gabinete da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de Volta Redonda. O encontrou contou com a presença da secretária Eliete Guimarães Vasques, do vereador Washington Uchôa (MDB), do advogado Dr. Renato Oliveira, do professor Frederico Pitasse e de um aluno do projeto de robótica da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre).

PASSO SIGNIFICATIVO

O encontro marcou um passo significativo rumo à inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual na cidade. O foco do encontro foi o projeto “Bengala Inteligente para Deficiente Visual”, um protótipo desenvolvido pelo professor e seus alunos, que desde o início teve apoio do vereador Washington Uchôa, que é presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência na Câmara Municipal.

GANHANDO FORMA

“A bengala está quase pronta e vamos levar para o prefeito Neto. Estou muito feliz em ver um projeto tão importante ganhando forma”, disse o vereador.

INOVAÇÃO- continuação

A bengala utiliza sensores e sistemas de feedback para alertar o usuário sobre obstáculos em seu caminho, além de integrar funcionalidades como GPS e conectividade com dispositivos móveis. “Este projeto não apenas reflete o talento e a capacidade de nossos jovens estudantes, mas também demonstra o potencial da tecnologia para melhorar a vida das pessoas”, comentou o professor Pitasse durante a reunião.

EMBRASA FESTIVAL EM PARATY

No dia 15 de junho, sábado, a partir de meio-dia, acontecerá na cidade o Embrasa Festival, evento para amantes de carnes, promovido por empresários no Restaurante Cachoeira, na Várzea do Corumbé. O ator e apresentador Alan Lucci é presença confirmada no evento, que contará com cantores, comida boa, porco e carneiro no roleto, costela no chão e varal de defumados. O ator está com data marcada para a segunda temporada do seu programa To Talk com Alan Lucci, na Amazon. O evento contará também com uma equipe de mestres da churrasqueira renomados no Brasil.

MAIS UMA SEDE DO PROJETO CURUMIM EM VR

Foto: Divulgação/PMVR


Uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), e a Casa da Criança e do Adolescente possibilitou a inauguração de mais um espaço para atividades do Projeto Curumim nessa segunda-feira, dia 10. O novo espaço fica no bairro São Sebastião e vai atender cerca de 120 crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, em risco de vulnerabilidade social. O local vai abrigar ainda oficinas e projetos culturais com foco em geração de renda, além de cursos profissionalizantes nas áreas de beleza e marcenaria.

O PROJETO


O projeto Curumim é um serviço de convivência que conta com iniciativas privadas e públicas para manutenção das atividades. O foco são crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Os projetos são nas áreas de educação, saúde, esporte, lazer e recreação. Os atendidos ainda recebem alimentação durante o período das atividades. Para participar basta ter entre 4 e 17 anos. É preciso apresentar cópias de RG e CPF, cópias da certidão de nascimento, cartão de vacina e o comprovante de residência da criança ou adolescente.

CRAS MARIA DE LOURDES

Foto: Redes Sociais


A comunidade do bairro Jardim Polastri, em Quatis, já conta com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Maria de Lourdes Batista da Silva. O prefeito Aluísio d’Elias, inaugurou, no final de semana, a unidade é referência na prestação e no atendimento de serviços socioassistenciais. O local conta com um ambiente totalmente diferente, com novas pinturas, salas ampliadas, mais acessibilidade e uma estrutura super moderna e aconchegante, além de uma equipe totalmente pronta e preparada para atender toda a comunidade.

NOVA FASE DAS CIRURGIAS DE CATARATA EM VR

Foto: Divulgação/PMVR


A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta terça-feira, dia 11, mais uma fase do programa “Revi-VER”, que oferta cirurgias de catarata para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta semana os procedimentos serão realizados entre os dias 11 e 14 de junho.

PREVISÃO

A previsão é que 640 procedimentos sejam realizados nesses dias. Ao longo desta nova etapa do “Revi-VER” também serão realizados 300 atendimentos de YAG laser, popularmente conhecidos como “limpeza da lente”, necessários em alguns casos após a cirurgia de catarata, além de 600 consultas de biometria. Desde que o projeto foi implantado, em 2021, já foram realizadas cerca de 16 mil cirurgias. Além de promover cirurgias de catarata, os pacientes também são submetidos a um acompanhamento pós-operatório.

DIA DO MEIO AMBIENTE

Foto: Divulgação


A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda (AEVR), realizou na última quarta-feira, dia 5, um evento para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que neste ano completa 52 anos desde que foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento aconteceu na sede da associação no bairro Vila Santa Cecília. O objetivo do evento foi sensibilizar e dialogar com empresas, governos, universidades e com a sociedade civil sobre os impactos da atividade humana sobre o meio ambiente.

PRESENÇAS NO EVENTO

O evento ainda contou com a presença do coordenador do curso de Pós-graduação Ambiental da UFF/EEIMVR, Gilmar Clemente da Silva, e da coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental do UniFOA, Samantha Grisol da Cruz Nobre, ambos falando sobre estudos e projetos para controle de poluição, a visão e trabalho da Universidade. Mais tarde foi feita uma homenagem póstuma ao professor engenheiro Amarildo Ferraz, ex-coordenador do Curso de Engenharia Ambiental da UniFOA, que morreu em novembro do ano passado, com uma entrega de placa de agradecimento à família. Durante o evento foi realizado plantio de mudas de árvores em homenagem ao Dia do Meio Ambiente e gerações futuras. Fernando Kvieska, assessor especial da AEVR, Geraldo Antônio.

AEDB REALIZA CURSO EM PORTO REAL

A Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), com apoio do Ministério Público do Trabalho, realizou o Curso de Elaboração de Projetos Educacionais e Socioesportivos na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, em Porto Real, no final se semana. A capacitação aconteceu por meio de uma parceria entre a AEDB e a Prefeitura de Porto Real. O curso visa capacitar profissionais a fim de elaborar e captar recursos para projetos que contribuam com as políticas sociais e educacionais. Segundo a AEDB, o intuito é promover metodologias que alavanquem as políticas públicas municipais, por meio de projetos educacionais e socioesportivos.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos