PINHEIRAL
A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira, dia 11, a vacinação contra a dengue. O público-alvo são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade. Devido ao recebimento de um número reduzido de doses, a vacinação será realizada inicialmente por agendamento. O imunizante está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) da cidade, de segunda a sexta, das 9h às 16h30, e para se vacinar, o menor de idade deve estar acompanhado de um responsável, portando cartão do Sus e carteira de vacinação.
A vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em fevereiro deste ano. A vacina tem perfil de segurança para utilização no grupo adolescente, tendo sido autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), recomendada pelo Ministério da Saúde e protege contra quatro tipos de vírus da dengue (Denv-1, Denv-2, Denv-3 e Denv-4).
O cronograma de vacinação contra a dengue prevê a aplicação de duas doses da vacina, com intervalo de três meses. A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti que pode ser grave e até fatal. O imunizante reduz o risco de complicações e hospitalizações pela doença.
O secretário da pasta, Everton Alvim, destacou que a vacinação era muito aguardada e uma importante ferramenta para o combate à dengue.
“A vacinação contra a dengue é um avanço significativo para a disseminação da doença. Nosso município foi contemplado pelo Ministério da Saúde com poucas doses do imunizante, por isso, solicitamos que os pais e responsáveis compareçam às Unidades de Saúde para informações e agendamento da vacinação. Esperamos contar com a colaboração dos moradores”, disse o secretário.
De acordo com a coordenadora de imunização de Pinheiral, Erica Nery, a vacinação possibilita a segurança e evita o desenvolvimento de quadros graves.
“Estamos seguindo a recomendação do Ministério da Saúde e nosso objetivo é imunizar o máximo de pessoas possíveis. A vacina auxilia na diminuição dos números da dengue”, falou a coordenadora.