ITATIAIA
Uma empresa especializa de São Paulo (SP) concluiu na manhã desta quinta-feira, dia 6, o trabalho de transbordo do restante da carga de etanol de um caminhão-tanque, que tombou na Vila Martins. O acidente aconteceu na quarta-feira, dia 5, na Rua Vitória Sócrates, próximo ao pedágio.
O líquido inflamável escorreu para a galeria de água pluvial que passa embaixo da sede da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. O Corpo de Bombeiros com o apoio do Agrupamento Operacional de Produtos Perigosos foi chamado para o local do acidente. Não houve expediente na Secretaria no período da tarde, devido do risco e para preservar o risco. Moradores que haviam sido orientados a deixarem suas residências também já retornaram às suas casas.
De acordo com a Defesa Civil do município, por volta das 2 horas foi iniciado o transbordo do restante da carga para outro caminhão-tanque, operação concluída por volta das 6 horas. A empresa Ambipar, especializada em emergências de produtos químicos, foi a responsável pelo trabalho.
Bombeiros especializados em operações com produtos perigosos vieram do Rio de Janeiro e acompanharam, durante a madrugada, o trabalho. Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também estiveram no local à noite e devem instaurar procedimento administrativo para apurar responsabilidades pelo incidente, assim como os eventuais danos causados ao ambiente.
O expediente na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de Itatiaia foi retomado na manhã desta quinta-feira.
ACIDENTE
O acidente aconteceu na Rua Vitória Sócrates, próximo ao pedágio. Segundo a Polícia Militar, relatos de testemunhas, o caminhão saiu do pedágio na Via Dutra. Ao entrar no pátio de um posto de combustível e tentar virar à direita, tombou. O condutor do caminhão, teria evadido do local antes da chegada da Polícia.