>
241129 univs0001 crtst182 medicina a voz da cidade 970x150

Cidade do Rio recebe Festival de Cinema sobre energia nuclear criado por professora da Faetec

Por Andre
bnr am aniv resende 970x150

RIO DE JANEIRO

Após exibições nos Estados Unidos, o Festival Internacional de Cinema sobre urânio (Internacional Uranium Film Festival) chega à cidade do Rio de Janeiro neste sábado, dia 25. A abertura do festival acontece às 15 horas e é aberto ao público que pode assistir a quantos filmes desejar.

Conhecido como o festival de cinema da Era Atômica, a mostra foi idealizada pela professora da Faetec Márcia Gomes Suchanek e chega em sua 13ª edição.

O evento acontece na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RIO) até 1º de junho.

Para conferir a programação completa, basta acessar o site uraniumfilmfestival.org ou clicar aqui para baixar a programação completa.

O festival

O Uranium Film foi o primeiro festival de cinema no mundo dedicado exclusivamente à temática do uso da energia nuclear, para abordar os riscos da radioatividade, lixo nuclear, mineração de urânio e outras questões nucleares, apresentando a cada ano um repertório novo de filmes que despertam a atenção do público para novos olhares e percepções sobre a Era Atômica.


Serão exibidos 22 “filmes atômicos” de 16 países, distribuídos por sessões ao longo de uma semana. O evento é aberto ao público, com faixa etária para pessoas acima de 14 anos, os visitantes poderão assistir a quantas sessões quiserem, todas são gratuitas e acompanhadas de uma roda de conversa no final de cada filme.

Frio na barriga

A idealizadora do projeto, Márcia Gomes, contou como estão as expectativas para o dia 25 de maio: “Nossa expectativa é o festival todo dia cheio e com boas conversas, que seja incrível assim como foi lá fora, tenho certeza de que será aqui também”. A diretora-executiva contou ainda que após o sucesso da maratona na América do Norte, recebeu um convite para realizar o festival em Hollywood.

Entre as atrações deste ano, a nova-iorquina Kirsten Larvick, que é documentarista e arquivista; Susan J. Robinson, que é uma premiada documentarista radicada nos EUA; e o norte-americano Joe Tripician.

O festival também vai contar com a presença de Alphonse Kelecom, especialista em Radiobiologia, professor da Universidade Federal Fluminense e membro permanente da banca de júri do evento.

A presidente da Faetec, Caroline Alves, expressou sua alegria com a chegada do festival ao Rio. “É uma honra saber que a idealizadora deste projeto é uma de nossas docentes. Como sempre digo, nossa rede conta com alunos e professores brilhantes. Estou muito feliz com essa conquista”, pontuou Caroline.

Na segunda-feira, dia 27, a cineasta norte-americana Susan J. Robinson, visitará a Escola Técnica Adolpho Bloch e, na terça-feira, dia 28, a comunidade escolar da Faetec (professores e alunos) poderá fazer parte de uma sessão planejada especialmente para eles.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos