VOLTA REDONDA
Conforme divulgado na noite de quinta-feira, dia 23, pelo A VOZ DA CIDADE, o vereador Vair Duré foi rendido ontem por um homem armado na porta de sua casa, no bairro Santa Rita do Zarur, após sair da Câmara de Vereadores. A equipe do 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM) informada sobre o caso, conseguiu salvar a vida da vítima e acabou prendendo dois homens em flagrante no momento em que tentavam sequestrá-lo. Nesta manhã de sexta-feira, dia 24, a PM contou que o homem detido que estava no carro disse que veio com o outro criminoso do município de Niterói/RJ, mas alegou que estava somente fazendo transporte de passageiro.
Ainda segundo a PM, no carro, VW Voyage de cor branca, foram encontrados dois aparelhos celulares, R$ 92 em espécie, dez cartões bancários, uma fita semelhante a usada para prender o parlamentar, uma chave de ignição, uma carteira e um cartão de vacina.
Segundo o suspeito, ele é motorista de aplicativo e um amigo que tem uma banca de salgados na estação das barcas, no Centro do município de Niterói/RJ, indicou um passageiro para ele trazer até Volta Redonda pelo valor da corrida de R$ 250. Disse que apenas deixou o passageiro na casa do vereador e que saiu do local. Entretanto, na revista pessoal, não foi encontrado o valor da corrida com o mesmo.
Ele foi conduzido para a 93ª Delegacia de Polícia (DP), onde o delegado titular Vinícius Coutinho, já ciente do fato e de que a PM já havia prendido o outro envolvido, ficou responsável pelo caso para apreciação dos fatos.
Ainda segundo a PM, com o criminoso que invadiu a casa do vereador, foi apreendida uma pistola calibre 9mm da marca Bersa com 13 cartuchos. Ele também foi encaminhado para a delegacia para as medidas necessárias.
O CASO
Duré relatou, em depoimento na sede da 93ª DP, que foi abordado ao chegar em casa, após uma sessão na câmara, localizada no bairro Aterrado. Ele foi mantido refém dentro de sua residência, amarrado nos pés e nas mãos, enquanto o bandido exigia dinheiro e joias.
Uma secretária do vereador, que estava na casa no momento do crime, conseguiu fugir pelos fundos e acionou a polícia com a ajuda de vizinhos. Policiais da 1ª Cia. do 28° BPM chegaram ao local enquanto Duré ainda estava sob o poder de um dos criminosos.
Segundo informações preliminares, o sequestrador que manteve o vereador refém trocou tiros com os policiais antes de ser preso.
Ainda, segundo informações da polícia, o segundo criminoso, que aguardava do lado de fora da casa em um veículo WV/Voyage branco, tentou escapar ao perceber a chegada da polícia, mas também foi detido.