SUL FLUMINENSE
Conforme divulgado na última semana pelo A VOZ DA CIDADE, estava prevista para às 10 horas desta terça-feira, dia 30, troca de comando no 5° Comando de Policiamento de Área (CPA). No lugar do coronel Renato Assis Ferreira, à frente do 5° CPA desde janeiro de 2023, entraria o coronel Marcelo Moreira Malheiros. Ele antecedeu Assis no comando e seu nome foi divulgado no final da última semana para retornar ao cargo após o governador Cláudio Castro dar posse ao novo secretário de Polícia Militar, o coronel Marcelo de Menezes Nogueira. A troca de comando, entretanto, foi adiada de horário devido a investigação do Ministério Publico. Ocorrerá ás 15 horas, do mesmo dia, e também com mudança na nomeação do novo comandante dos batalhões da Região Sul Fluminense.
Quem assume no lugar do coronel Malheiros, cargo então ocupado pelo coronel Assis, é o coronel Ronaldo Martins Gomes da Silva, que está a frente do 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM) desde maio de 2022, responsável pela segurança de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro. Com a nomeação, passará a coordenar, pelo 5° CPA, além do 28° BPM, o 37° BPM de Resende, 33° BPM de Angra dos Reis, 10° BPM de Barra do Piraí e a 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Paraty, ficando responsável por 20 municípios do Sul Fluminense, com atuação de mais de dois mil policiais militares. Quem fica no lugar do coronel Martins ainda não foi informado.
A mudança de data foi divulgada no Boletim interno da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) no domingo, dia 28. Tal mudança ocorreu pelo coronel Malheiros ter sido citado pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MP do Rio de Janeiro em uma denúncia, segundo informações divulgadas pelo jornal Globo no final de semana.
O A VOZ DA CIDADE tentou contato com o coronel Malheiros, e aguarda retorno.
Mais informações a qualquer momento.