Cerca de 400 mil empreendimentos fecharam no Estado do Rio nos últimos cinco anos

Por Roze Martins

 ESTADO DO RIO

Levantamento inédito do CDLRio – Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro e do SindilojasRio Sindicato dos Lojistas do Município do Rio de Janeiro – SindilojasRio, baseado em dados da Junta Comercial-RJ, revela que entre 2019-2023 mais de 393 mil empresas terminaram suas atividades no Estado do Rio, enquanto mais de um milhão de novos negócios foram abertos. O estudo mostra também a influência desse processo na economia fluminense e indica caminhos para a retomada do crescimento.

Nos números de abertura e fechamento de CNPJs incluem-se os MEIs (Microempreendedores Individuais). Em adição, o levantamento mediu o tempo de vida das empresas e cerca de 91,0% viveu até 10 anos, da seguinte forma: 15,3% sobreviveram por menos de um ano (taxa de mortalidade considerada alta); 59,8% viveram de um a cinco anos; e 15,9% entre seis e dez anos.

De acordo com Antonio Everson, o assessor econômico do CDLRio e do SindilojasRio e responsável pelo estudo, um dos fatores que contribuem para esse volume de fechamento de empresas, é a dificuldades de elas se manterem a longo prazo no Rio.

Para Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, é preciso que o governo desenvolva políticas públicas que favoreçam mais o ambiente de negócios do Rio de Janeiro. “Com isso o comércio lojista, já massacrado pelo peso da burocracia e da alta carga tributária, acaba sucumbindo e não encontra alternativa a não ser o encerramento de sua atividade”, diz Aldo.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos