BARRA DO PIRAÍ
As equipe da 88ª Delegacia de Polícia (DP) de Barra do Piraí, coordenada pelo delegado titular Antonio Furtado, e do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram hoje, 13, na cidade a Operação Tritura. Três foram presos e um menor apreendido por um espancamento seguido de morte ocorrido no início do ano na cidade pelo chamado ‘tribunal do tráfico’; e outros dois, por associação ao tráfico de drogas.
Segundo Furtado, começou por volta das 6 horas quando as equipes foram ao bairro Belvedere com efetivo de 20 militares e dez policiais civis, e a delegada assistente, Bianca Pelegrino. Cumpriram mandados de prisão contra três homens apontados como supostos autores de um homicídio praticado no dia 18 de janeiro deste ano, por volta de 1 hora, na Rua Oliveira Reis, no mesmo bairro.
“Eles, cuja Justiça determinou mandados de prisão preventiva, têm 20 anos, 18 e 21e a vítima tinha 23. Segundo apurado, o homem que morreu entrou no bairro e tentou de forma independente vender maconha. Os presos de hoje, se revoltaram porque se consideravam ‘donos do bairro’ e segundo uma testemunha, se referiram ao fato como maconha clandestina”, disse o delegado. “Ele foi espancado até a morte. Morreu com fraturas na cabeça, face, pescoço, tórax e membros inferiores e superiores”, completou.
O delegado ainda completou que diante disso, começou investigação e testemunhas foram ouvidas, e o inquérito relatado. Descobrimos ainda que além desses mandados contra esses três homens hoje, havia também um adolescente infrator de 16 anos, que participou dessa seção de espancamento. Se intitulam como ‘tribunal do tráfico’, agredindo o homem até a morte”, disse o delegado.
Ele explicou ainda que hoje prenderam os três que tinham mandados e também oito mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos. Encontraram dinheiro, cerca de R$ 4 mil, também um punhal, dez celulares, notebook e cordão supostamente de ouro. “Junto com esses três, havia um outro maior, de 27 anos, que não participou do crime, mas que tinha passagem por tráfico de drogas. Assim sendo, houve além dos três mandados cumpridos dos envolvidos na morte, houve também auto de prisão em flagrante desse outro”, frisou, contando que esse homem de 27 anos, que estava na casa de um dos suspeitos, xingou um policial e lhe deu uma cabeçada. Também vai responder, além de tráfico, por resistência.
O adolescente que também é investigado, foi apreendido e cumprirá medidas sócio educativas. Antes de terminar a ação, um quinto homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
Todos foram encaminhados para a 88ª DP, onde ficaram presos à disposição da Justiça. As penas pela morte são de 30 anos; as de tráfico 25 anos e a de resistência, no caso do homem que deu uma cabeçada no policial, de dois anos.