Rio de Janeiro
Na manhã desta quinta-feira, 29, a Polícia Federal deflagrou a operação Rhône, com o objetivo de reprimir o tráfico internacional de drogas proveniente do estado do Rio de Janeiro.
A ação de hoje conta com a atuação conjunta entre policiais federais da Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/RJ) e da Delegacia da PF em Nova Iguaçu/RJ (DPF/NIG), que cumprem três mandados de busca e apreensão no município de Itaguaí/RJ.
As investigações tiveram início em fevereiro de 2023, quando foram encontrados, com auxílio de cães farejadores, 387 kg de cocaína em meio a uma carga de café, presente em um contêiner localizado no terminal do Sepetiba Tecon, do Porto de Itaguaí. A droga teria a Espanha como destino final. Diligências realizadas ao longo de um ano permitiram a identificação de alguns dos possíveis indivíduos responsáveis pela inserção das substâncias ilícitas no contêiner em questão.
Por meio da análise dos objetos apreendidos no âmbito da deflagração de hoje, juntamente com as declarações dos investigados, a Polícia Federal espera identificar todos os envolvidos no carregamento da carga de cocaína supracitada, assim como quem seria o responsável pelo seu envio à Europa.
O nome Rhône faz alusão ao nome do navio que transportaria a carga para fora do Brasil.