AÇÃO DE RETIRADA DE EUCALIPTO
A Prefeitura de Porto Real, por meio de diversos setores municipais, continua trabalhando para sanar os danos causados pela queda de uma árvore centenária de Eucalipto, na Avenida Geraldo Ribas, antiga Estrada Floriano – Quatis, em frente à fábrica da Coca-Cola. A árvore caiu na tarde de segunda-feira, dia 5, após chuva e ventos fortes que atingiram o município. A árvore caiu em cima de um carro, onde estavam duas pessoas. Por sorte, ninguém se feriu.
REDE ELÉTRICA DANIFICADA
A Defesa Civil explicou que, devido ao incidente, a rede elétrica no local foi atingida e que o fluxo de veículos foi interrompido. Os profissionais ainda reforçam que a Enel e a Light, concessionárias de energia elétrica do município, já estão no local desde a queda da árvore e a previsão é que a energia seja restabelecida ainda nesta terça-feira, dia 6. Até o fechamento desta reportagem as equipes ainda estavam trabalhando no local para liberarem a pista e reestabelecerem a energia elétrica.
VINTE METROS
Já o secretário de Meio Ambiente, Mauro Ettore, explicou que a árvore era centenária e com cerca de 20 metros de altura. “Felizmente não houve feridos e, devido ao porte do Eucalipto, o incidente afetou grande parte da pista. É importante reforçar que estamos trabalhando intensamente para normalizar a situação e esperamos liberar a Avenida ainda nesta terça-feira”, disse Mauro.
VISITA DE SUBSECRETÁRIA DE DIREITOS HUMANOS
A subsecretária de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Aline Forasteiro, visitou Quatis recentemente. Em reunião com o prefeito Aluísio d’Elias e com o secretário de Assistência Social, Hélio Ricardo Batista, no Centro Administrativo 25 de Novembro, a subsecretária teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a política pública de assistência social no município. O encontro teve como pauta a agenda de direitos humanos de diversos públicos e grupos, como direitos da pessoa idosa, deficiente, criança e adolescente, mulheres em situação de violência, e igualdade racial.
DIREITOS
As autoridades debateram sobre os desafios da pasta e discutiram caminhos e mecanismos para garantir os direitos dos públicos mais vulneráveis. Na oportunidade, Aluísio e Hélio ainda destacaram o compromisso de manter a parceria com o Governo do Estado para fortalecer os municípios de pequeno porte, como Quatis, através de projetos e ações sociais.
O encontro também contou com a presença da coordenadora de Gestão do SUAS, Mariana Carvalho, da assessora de Gestão do SUAS, Alessandra Moreira, e da coordenadora de Direitos Humanos, Mayra Reygio.
MANUTENÇÃO DE REDE DE ÁGUA
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos, por meio do Departamento de Saneamento Urbano (DSU), deu início na segunda-feira, dia 5, a uma manutenção na rede de distribuição de água na Avenida Fernando Bernardelli. Segundo o Departamento, a ação deve afetar o abastecimento no bairro Colinas, as proximidades da Casa da Mulher, o Residêncial Shalom, o Loteamento Veneza, o Tecnopolo e o Polo Indústrial. Um comunicado será emitido quando os serviços forem concluídos, dessa maneira, a Prefeitura pede a compreensão de todos em relação ao racionamento do consumo de água até o fim dos trabalhos.
REDE DE ÁGUA PARA BENEFICIAR CERCA DE 15 FAMÍLIAS– foto
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) iniciou a construção de uma nova rede de abastecimento de água no bairro Retiro, que vai beneficiar cerca de 15 famílias na Rua Engenheiro Francisco Sabóia de Oliveira. Segundo a autarquia, serão investidos R$ 133.247,74 para a melhoria. “Essa obra está sendo realizada com recursos obtidos pelo ex-deputado federal Delegado Antônio Furtado, por meio de emenda parlamentar. Essas famílias utilizam água de poço e, com essa obra, terão acesso à água tratada”, explicou o diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cesar de Souza, o PC.
NOVA TUBULAÇÃO
No total, a rede terá 498 metros de nova tubulação que serão instaladas na via, que dá acesso à Fundação Beatriz Gama (FBG). As equipes que trabalham na obra já começaram a escavação à beira da rua e a instalação dos tubos.
CUIDADOS DURANTE A FOLIA DO CARNAVAL
O carnaval está próximo e sendo uma das festas mais democráticas do mundo, ela agrada além dos adultos. A criançada aguarda a data para desfilar suas fantasias e se divertir com muita música e brincadeiras. Para quem pretende levar os pequenos para brincar o carnaval, é importante ficar atento aos cuidados que começam com a alimentação, a hidratação e o cuidado com o sol; passando pelo tipo de roupa e a preocupação com o som alto.
SEMPRE ALERTA
A segurança de crianças e adolescentes nestes momentos também é uma questão: locais de grande aglomeração podem se tornar o cenário perfeito para o desaparecimento e sequestro de crianças, além de oferecerem chance para potenciais abusadores agirem, aproveitando um pequeno descuido de pais, mães e responsáveis pelos pequenos. Orientar crianças e adolescentes a não interagirem ou aceitarem comida e bebida de estranhos é uma boa dica de como protegê-los nestes locais.
NOVA FASE DO CARTÃO RECOMEÇAR
Mais 620 famílias de Angra dos Reis atingidas pelas chuvas no bairro Bracuí e Belém em dezembro de 2023 vão receber o benefício na terceira fase de entrega do Cartão Recomeçar. As famílias serão contempladas com o valor de R$ 3 mil, seguindo critérios do Governo do Estado que liberou a segunda listagem por ordem alfabética. Agora, receberão os nomes remanescentes da última listagem da letra M até a letra Z.
NO ESTÁDIO MUNICIPAL
A entrega será na próxima quinta-feira, dia 8, no Estádio Municipal Jair Toscano de Brito, no bairro Balneário, a partir das 10 horas. Os nomes dos beneficiários podem ser conferidos na lista disponível no link digitável https://l1nk.dev/pjyIZ. No dia da retirada as pessoas contempladas pelo benefício precisam levar os documentos cópia e original do RG, CPF e comprovante residência. Somente o titular poderá retirar o cartão, não sendo permitido entregar o benefício a terceiros.
MAIS DE MIL FAMÍLIAS
Na primeira e na segunda fase de entrega, 1106 famílias já receberam o Cartão Recomeçar. Todas as famílias cadastradas para receber o benefício vêm sendo acompanhadas pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. O município é responsável pelo cadastramento e entrega dos cartões que beneficia famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou que tenham renda total de até três salários mínimos. Além disso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e estar com o cadastro atualizado e regularizado, residir em Angra e, principalmente, ter tido a moradia diretamente atingida por enchentes, deslizamentos e desabamentos atestados pela Defesa Civil ou outro órgão municipal.
Um Fato na Foto
Balanço Sesc Verão 2024 é apresentado
Um dos maiores eventos de verão do país chegou ao fim no último domingo, 4. O Sesc RJ promoveu, durante um mês, o Sesc Verão 2024, com uma programação repleta de atividades de lazer, esportivas e culturais para toda a família, em diferentes regiões do estado do Rio. Nesta terça-feira foi realizada a cerimônia de encerramento na sede da Fecomércio RJ, no bairro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro, com a presença de prefeitos e secretários de Esporte, Turismo e Lazer das regiões que receberam o evento, além de presidentes de sindicatos do comércio e líderes empresariais. No encontro, foi realizada uma homenagem aos gerentes das unidades Sesc RJ envolvidos na organização, aos prefeitos e sindicatos que apoiaram o evento, atletas, além da apresentação de um balanço do projeto. Nesta 6ª edição, a programação incluiu experiências recreativas, clínicas com ídolos do esporte, shows de artistas reconhecidos nacionalmente e de talentos regionais, entre outras surpresas. Ao todo, 28 municípios foram contemplados – Angra dos Reis, Barra Mansa, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Duque de Caxias, Guapimirim, Macaé, Mangaratiba, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paraty, Petrópolis, Quissamã, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Francisco do Itabapoana, São Gonçalo, São João da Barra, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios, Valença e Volta Redonda.